materiais metálicos, polímeros.

Páginas: 17 (4158 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS




MATERIAIS METÁLICOS, CERÂMICOS E POLÍMERIVOS



COMPONENTES:
Ana Beatriz Moreira da Silva Sierpinski
Claudia Muniz Da Cunha
Danielle A. Pereira
Diego Cadais de Moaraes Lyra
SimonyBatista Lima







-2014-
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. CONCEITOS E DISCURÇÃO
3.1 Materiais Metálicos
3.1.1 Nióbio - Histórico
3.1.2 Propriedades
3.1.3 Processo de Extração
3.1.4 Nióbio
3.1.5 Aplicações
3.2 Materiais Poliméricos
3.2.1 Vidro - Histórico
3.2.2 Processo de Fabricação
3.2.3 Aplicações
3.3 Materiais Poliméricos
3.3.1 Policloreto deVinila - Histórico
3.3.2 Processo de Fabricação
3.3.3 Aplicações
3.3.4 Propriedades do Policloreto de Vinila
4. CONCLUSÃO









RESUMO
Não podemos negar a importância dos materiais na sociedade, em todos os lugares que olhamos possui algum tipo de material, seja na estrutura de uma casa, em uma cadeira até mesmo numa sala de aula.
Os materiais metálicos representam umaimportância econômica e tecnológica muito grande, onde também podemos observar em quase tudo que olhamos, como por exemplo, um prédio, seu interior é revestido de partes metálicas e representam segurança a este. O Nióbio, metal de transição, também representa importância econômica e tecnológica, quando usado como elemento liga, representa o metal refratário mais leve, levando o seu uso em grandeescala.
Não tão mais importante em relação a outros materiais mas alguns foram descobertos na época de civilização antigas,como por exemplo o vidro,descoberto na mesopotâmia há mais ou menos quarenta séculos,primeiramente encontraram-se registros de escritas cuneiformes em lâmina de argila,por ser um cerâmico transparente,sólido,resistente e amorfo,possui uma grande demanda do mercado em relaçãoa essas boas propriedades,a utilização em quase tudo desde de um espelho até uma porta ou casa de vidro.
O cloreto de vinila é base para a pordução de PVC,criado sinteticamente em laboratorio,sendo realmente produzido na década de 1920,ao decorrer do tempo surgiram varias formas de aplições para o PVC,podendo ser rígidas ou flexívieis,transparentes ou opacas,ajudando na industriafarmacêutica,materiais de limpeza,frascos para cosméticos,embalagem de água mineral,indústria automobilística e etc. Como poderiamos pensar em transportar água para as casas,conexões,fios,cabos,tubos e perfis,cada material possui sua particularidade,beneficios e desvantagens.Em relação a todos os materiais,cada um foi descoberto,modificado ao longo do tempo,sempre pensando numa melhoria para a utilização edemanda do mercado consumidor,tudo ao nosso redor possui algum tipo de material ou base de um metal,cerâmico e polímerico fazendo dos materiais usados por nós uma certa dependencia destes.


1. INTRODUÇÃO


Os materiais estão inseridos no nosso cotidiano, historicamente, o desenvolvimento da sociedade está ligado a evolução dos materiais e a capacidade de manipular os mesmos para satisfazer suasrespectivas necessidades Ao longo das ultimas décadas houve o descobrimento e o aperfeiçoamento dos materiais existentes, desta forma foram milhares de dezenas de materiais desenvolvidos ao longo destes anos, dentre os quais abordaremos os seguintes materiais: Nióbio., Policloreto de Vinila e Vidro.
O Nióbio é um dos metais mais abundantes do Brasil, de acordo com pesquisas o Brasil possui 98%da reserva mundial do metal , representando um importante papel na tecnologia devido suas caracteristicas, que favorecem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de outros materiais. sendo este também um fator que favorece a econômia do País.
O policloreto de Vinila é mais utilizado do que se pode imaginar pois apresenta grande versatilidade , suas propriedades características e relação custo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • materiais metalicos e não metalicos
  • Materiais metalicos e nao metalicos
  • Materiais metálicos
  • Materiais metálicos
  • Materiais Metálicos
  • Materiais Metalicos
  • Materiais metalicos
  • Materiais Metálicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!