Materiais magnéticos

Páginas: 29 (7081 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO





OS MATERIAIS MAGNÉTICOS PARA
TRANSFORMADORES E MOTORES





Aldenis Everton
Bruno Peixoto
Cintia Cristina
Fagner Leleu
Renato Rodrigues






Recife
2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO








OS MATERIAIS MAGNÉTICOS PARA
TRANSFORMADORES E MOTORESRelatório apresentado à disciplina de Materiais Elétricos, Turma ED, sob a orientação do professor Carlos Salviano, como requisito à obtenção da nota 2ª unidade.






Recife
2013
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, explanaremos os materiais magnéticos, abordando seu conceito e aplicações no ramo da engenharia elétrica.
A habilidade de certos materiais - notadamente o ferro, oníquel, o cobalto e algumas de suas ligas e compostos - de adquirir um alto e permanente momento magnético, é de grande importância para a engenharia elétrica. As aplicações de materiais magnéticos são muitas e fazem uso de quase todos os aspectos do comportamento magnético.
Focaremos a influência dos materiais ferromagnéticos nos transformadores e motores elétricos, equipamentos de sumaimportância na sociedade.























MATERIAIS MAGNÉTICOS

1.1 DEFINIÇÃO

São materiais vocacionados para condução de fluxo magnético.
A habilidade de certos materiais - como o ferro, o níquel, o cobalto e algumas das suas ligas - de adquirir um alto e permanente momento magnético, é de grande importância para a engenharia elétrica.
As pesquisas por materiaismagnéticos com melhores características são motivadas pela possibilidade de redução nas dimensões dos equipamentos e diminuição de limitações no desempenho devido à saturação e perdas.
O imã é um material que não precisa de campos externos, pois já possui seu próprio campo.

Domínios magnéticos

A propriedade magnética da matéria é de origem elétrica, resultado dos movimentos de elétrons emtorno do núcleo. Como o elétron é uma partícula carregada, pode-se concluir que o magnetismo é propriedade de uma carga elétrica em movimento. Para o entendimento do magnetismo é preciso conhecer dois tipos de movimentos;
O primeiro - um elétron girando em torno do núcleo de um átomo, confere uma propriedade magnética à estrutura atômica;
O segundo movimento - o spin, que é o movimento do elétronem torno de seu próprio eixo.
O elétron pode girar em torno do seu eixo em dois sentidos. Um destes movimentos é denominado spin positivo e o movimento em sentido oposto é chamado spin negativo.
O spin é o que mais contribui para magnetismo do átomo.
Para que o átomo apresente propriedades magnéticas (dipolo magnético) é necessário que seus spins estejam desemparelhados (girando em sentidoscontrários).
Em outras palavras, domínios magnéticos são grupos de átomos que têm spins não emparelhados, que se tornam minúsculos ímãs permanentes, ou seja, menor porção de matéria que consegue reproduzir as propriedades magnéticas de um determinado material.


Permeabilidade magnética (µ)

µr = µ / µ0, onde µr é a permeabilidade relativa , µ permeabilidade do material e µ0 é permeabilidadeno vácuo
É uma constante de proporcionalidade que depende do material e de acordo com a permeabilidade magnética vamos classificá-los.


1.2 CLASSIFICAÇÃO

Substâncias ferromagnéticas - são aquelas cujos ímãs elementares se orientam facilmente, quando submetidos à ação de um campo magnético externo. Como exemplo tem-se níquel, cobalto, ferro, algumas ligas metálicas.

Substânciasparamagnéticas - são substâncias nas quais apenas uma pequena parcela dos ímãs elementares se orienta quando submetida a um campo magnético externo, como por exemplo, alumínio, manganês, platina, ar, plástico, óleo.

Substâncias diamagnéticas - são aquelas cujos domínios magnéticos se orientam no sentido contrário ao do campo magnético externo. Exemplo: bismuto, cobre, ouro, prata, chumbo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais magneticos
  • Materiais Magnéticos
  • Materiais magneticos
  • materiais magneticos
  • Materiais Magnéticos
  • Materiais magnéticos
  • MATERIAIS MAGNETICOS E SUAS APLICAÇÕES
  • Relatório de materiais elétricos e magneticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!