Materiais ferrosos não ferrosos

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
MATERIAIS FERROSOS,
Serhiy Shkil
Helder Oliveira
António Correia
Volodymyr Murza
NÃO FERROSOS E NÃO METÁLICOS

ÍNDICE
INTRODUÇÂO 3
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS 3
METAIS 3
FERROSOS 3
NÃO FERROSOS 3
NÃO METAIS 4
NATURAIS 4
SINTÉTICOS 4
APLICAÇÕES DOS MATERIAIS NA CONCEPÇÃO AUTOMÓVEL 5
INTRODUÇÃO 5
METAIS 5
AÇO 5
ALUMÍNIO 6
MAGNÉSIO 6
NÃO METAIS 7
POLÍMEROS 7COMPÓSITOS 8
RECICLAGEM 8
CONCLUSÃO 9

INTRODUÇÂO
Neste trabalho serão abordados os materiais metálicos não metalicos e utilizados na concepção de um automóvel.Será feita uma breve descrição de cada tipo de material e posteriormente serão apresentados alguns exemplos de aplicações desses materiais na concepção de veículos automóveis.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS

METAIS
O metal podeser defenido como uma substância química elementar com boa condutibilidade térmica e eléctrica, podendo ser opaca ou lustrosa (reflectora de luz), quando devidamente polida. Possui ainda a propriedade de ser dúctil e plastica e é geralmente um material mais pesado que os restantes.De notar que estas substâncias representam dois terços da tabela periódica.

FERROSOS
O termo "ferrosos" vem dapalavra latina ferrum, Que significa "contendo ferro”. Assim, os metais ferrosos são todos aqueles que contêm ferro (Fe) na sua constituição. Os metais ferrosos pode conter pequenas quantidades de outros elementos, como carbono ou níquel, em uma proporção específica, que são adicionados para alcançar as propriedades desejadas. Todos os metais ferrosos são geralmente magnéticos e têm alta resistência àtração.

NÃO FERROSOS
Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como é no caso de algumas ligas. Os metais não ferrosos são mais caros e apresentam uma maior resistência à corrosão, uma menor resistência mecânica, pior resistência a temperaturas elevadas e melhor resistência em baixas temperaturas que a maioriados metais ferrosos (como por exp. o Aço Carbónico).

NÃO METAIS
Não metais ou Ametais são os elementos que possuem as caracteristicas opostas dos metais, ou seja, não são bons condutores de calor e electricidade. Pelo contrário, a maioria funciona como isolante (apenas a grafite (Cn(s)) é boa condutora de calor e eletricidade). Não possuem o brilho característico dos metais (com exceção do iodo(I2(s)) e da grafite, já mencionada), e geralmente são frágeis (fragmentam-se).

NATURAIS
São materiais não metálicos que se encontram livremente (em bruto) na natureza.
Exemplos de materiais não metálicos naturais são por exemplo a madeira , couro etc.
SINTÉTICOS
Materiais sintéticos ou artificiais são aqueles que resultam de transformações realizadas através de processos em que háintervenção da actividade humana.
Exemplos destes materiais são por exemplo o Acrílico, polietileno, nylon, poliestireno etc.

APLICAÇÕES DOS MATERIAIS NA CONCEPÇÃO AUTOMÓVEL

INTRODUÇÃO
De seguida serão dados alguns exemplos de materiais metálicos e não metálicos usados no fabrico de automóveis.
METAIS

AÇO
Este metal, na sua composição ordinária, é o resultado de uma combinação de ferro comcarbono.Sendo um dos materiais mais utilizados na construção automóvel, este foi inicialmente eleito o principal graças às suas características:
Principais características do aço
Diversas carenagens feitas de aço
È um metal de fácil obtenção e barato,existindo muita maquinaria destinada a trabalhar com este material.É dificilmente quebrado, ou seja, é muito robusto e rijo (poucodúctil);Apresenta uma grande resistência mecanica;É fácil de manejar, pode ser moldado em formas complexas e a sua força pode ser ainda maior quando processado e trabalhado nesse sentido;
É o metal mais reciclável do mundo.

ALUMÍNIO
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al. Na temperatura ambiente é sólido e é assim o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Apresenta leveza,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais Ferrosos e não ferrosos
  • Tecnologia dos materiais não-ferrosos
  • Materiais Metálicos Não-Ferrosos
  • Materiais Não Ferrosos
  • materiais nao ferrosos
  • Materiais nao ferrosos
  • Caracterização de Material Não Ferroso
  • Impacto Ambiental Materiais Ferrosos e Não-Ferrosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!