Materiais Didaticos Conecpcao E Uso
1857 palavras
8 páginas
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métedos. 2º ed. São Paulo/SP: Cortez, 2008, pg. 293 a 324.Materiais didáticos: concepção e uso.
Os materiais didáticos são instrumentos de trabalhos do professor e do aluno, suportes fundamentais para mediação do aprendizagem e ensino. E o seu crescimento é decorrrente das multiplicações de publicações didáticas e paradidáticas, dicionários especializados, além de materiais em suportes diferênciados daqueles que tem sidos usados pelas escolas.
O autor faz questionamento sobre o papel dos materiais didáticos no ensino e na apresndizagem de história, relação entre o tipo de material didático e a formação do aluno. Para responder esses questionamentos faz necessário abordar três aspectos: concepção de material didatico, relação entre produção didática e indústria cultural e os usos de materiais didáticos.
1. Materiais didáticos para história escolar.
1.1. Materiais didáticos e indústria cultural.
Os materias didáticos são mediadores do processo de aquisição de conhecimento bem como facilitadores da apreensão de conceitos, do dominio de informações e de uma linguagem específica da áerea de cada disciplina.
O autor traz duas diversidades de matérias didáticas: os suportes informativos e os “documentos”.
Os suportes informativos correspondem a todo discruso produzidos com a intenção de comunicar elemento do saber das disciplinas escolares. Esse material didático pertence ao setor da indústria cultural e são produzidos especialmente para a escola caracterizando uma linguagem própria, por um tipo de construção técnica que obedece a críterio de idade, como vocabulários, extensão e formatação de acordo com princípios pedagógicos.
Os documentos são todos os conjuntos de signos, visuais ou textuais, que são produzidos em uma perspectiva dos saberes das disciplinas escolares e posteriormente passam a ser utilizados com finalidade didáticos. Esses matériais se transformam em didáticos por