Materiais de Construção (Apost. Prof. Rogério Menezes)

8245 palavras 33 páginas
8 - AGREGADOS

8.1 - DEFINIÇÃO
Material granular sem forma nem volume definidos, geralmente inerte.

8.2 - CLASSIFICAÇÕES
QUANTO À ORIGEM
- naturais - são aqueles já encontrados na natureza sob a forma de agregados. Ex.: areias, pedregulhos e seixos rolados.
- artificiais - são aqueles que necessitam da interferência humana para chegar a condição de uso como agregado. Ex.: areias artificias e pedras britadas.
QUANTO ÀS DIMENSÕES
- miúdos - mínimo de 85% dos grãos com dimensões inferiores à 4,8 mm (# número 4).
- graúdos - mínimo de 85% dos grãos com dimensões superiores à 4,8 mm (# número 4).
Obs.: valores intermediários = mistura de agregados

8.3 - TERMINOLOGIA material pulverulento - todo material que passa na peneira número 200, constituído, basicamente, de siltes e argilas. filler - todo material que passa na peneira número 200, constituído, basicamente, de partículas minerais, normalmente inertes. areia - é o material encontrado no estado natural, passando na peneira número 4 (quanto por cento? E o que passa na # 200?) pedrisco ou areia artificial - é o material obtido por fragmentação de rocha, passando na # 4 (quanto por cento? E o que passa na # 200?) pó de pedra - pedrisco + filler seixo rolado - é o material encontrado fragmentado na natureza, quer no fundo do leito dos rios quer em jazidas, retido na # 4 (%? dimensão superior?) pedra britada ou brita - é o material obtido por trituração de rocha e retido na # 4 (%? dimensão superior?) textura - é a natureza da superfície, influenciada pela composição química e rugosidade.

8.4 - PROCESSOS DE OBTENÇÃO
Extração direta
- leito dos rios, mar e minas
- depósitos naturais residuais, eólicos, aluviais e glaciares
Redução de agregados maiores
- pedra britada
- areias artificiais
- filler
Explosivos
Transporte - o transporte preliminar pode ser feito sobre trilhos (vagões ou vagonetas) e sobre pneus (caminhões e transportadores especiais).
Alimentadores - servem para

Relacionados