Materiais de Construção

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS






MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ALTERNATIVOS








Docente: Prof.ª Msc Conceição Trindade
Discente: Maria Verônica Araújo





Rondonópolis, 18 de agosto de 2014Introdução

Nos dias de hoje a sustentabilidade tem ocupado lugares importantes em discussões de diversos setores. Na construção civil ela vem se destacando cada vez mais. Além dos benefícios ecológicos, a utilização desses materiais traz novas alternativas para engenheiros e decoradores. Ser sustentável deixou de ser unicamente a preocupação com o meio ambiente, é se preocupar com o futurode milhões de indivíduos.
Tendo em vista essa preocupação, muitas pessoas buscam atitudes mais saudáveis ao meio ambiente e começam da própria casa, optando por materiais alternativos na construção civil.

















































Materiais de construção alternativos

Existe uma infinidade demateriais alternativos utilizados em construções, dentre os mais utilizados, encontra-se cimento e tijolos ecológicos, tintas minerais, telhas alternativas e também bambu. Alguns itens podem custar um pouco mais do ponto de vista financeiro. No entanto, se pensar no impacto ambiental gerado pela produção e manejo eles saem muito mais baratos. Assim, antes de começar a construir, é preciso entender comoalguns desses materiais alternativos contribuem com o meio ambiente e por que eles são melhores em relação aos comuns:

Tijolo ecológico 
E ele é feito de terra e cimento e, por isso, sua cura não envolve energia. O material não vai para o forno, deixando de utilizar lenha e emitir gases que causam o efeito estufa. Além disso, ele economiza cerca de 70% do concreto e argamassa de assentamento e50% de ferro, além de diminuir o tempo de construção.

Cimento ecológico
Conhecido como CPIII, existe no Brasil desde os anos 1950, mas até pouco tempo atrás era alvo de preconceito por conter resíduos industriais. O produto reaproveita 70% do resíduo gerado pelas siderúrgicas e é isso que confere a ele uma função ecológica. É considerado uma opção mais estável para as construções por ser maisdurável que os demais.

Telhas ecológicas
São telhas fabricadas com resíduos sólidos (embalagem longa vida), e possuem em sua composição predominante papel, plástico e metal. Por ser aluminizada, além da durabilidade e resistência, ela atua na reflexão da luz solar, deixando o ambiente mais fresco e agradável.

Bambu 
O bambu é uma matéria-prima altamente sustentável, pois é abundante erenovável.. Seu rápido ciclo de renovação permite que seja colhido anualmente sem causar prejuízos à natureza. É muito resistente sendo uma opção ao aço, ao concreto e principalmente à madeira, devido ao seu baixo custo, à rapidez no processo de construção e manejo, além de aspectos estéticos.

Piso de Bambu
O piso de bambu é uma excelente opção de revestimento para quem não abre mão de belezaaliada a durabilidade e muita resistência. Mais duro que Jatobá e mais durável que Eucalipto, requer pouca manutenção: basta limpá-lo com um pano úmido, pois ele dispensa o uso de cera. Além disso, é muito fácil de instalar, permitindo um ótimo acabamento.

Tinta Mineral Natural
Também conhecida por Tinta Mineral Ecológica, é feita à base de terra crua e emulsão aquosa. A matéria prima para essatinta é retirada de jazidas certificadas. A Tinta Mineral não agride o meio ambiente, não possui nenhum tipo de Composto Orgânico Volátil (COVs – tido como um perigoso poluente), nem biocidas, estabilizantes ou corantes. São vendidas em embalagens reutilizáveis ou recicláveis. Além da tinta branca, o produto também oferece cores únicas e intensas, como terracota, café, grafite, preto e outras....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais de construção
  • materiais de construção
  • Materiais de construção
  • Materiais de construcao
  • materiais de construção
  • Materiais de COnstrução
  • Materiais de Construção
  • Materiais de Construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!