Materiais de construção mecanica

Páginas: 6 (1385 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014

2ª PROVA - MATERIAIS CONSTRUÇÃO E MECÂNICA II – EM-30 27/10/2012. NOME:___________________________

1. Em termos de bandas de energia eletrônica, discuta a razão para a diferença na condutividade elétrica entre metais, semicondutores e isolantes (0,5).

Metais -> os elétrons não preenchem todos os estados possiveis de banda de valencia e a condução ocorre a partir da banda de valencia eas bandas de energia parcialmente preenchida.
Semicondutores -> a banda de valencia é preenchida e a bande de condução fica vazia.
Isolantes -> a banda de valencia é muito longa e dificil de ser suplantada.

2. De acordo com a figura abaixo relacione o comportamento da resistividade () em função da estrutura e temperatura de um determinado material metálico (2,0).


O aumento datemperatura diminui a condutividade, pois reduz o livre percurso médio dos eletrons, a mobilidade dos mesmo. Quanto ao efeito da estrutura do metal na resistividade, observa-se que quanto mais puro(menos impurezas) o metel for, menor a resistividade, uma vez que as impurezas causam o efeito de espalhamento de eletrons devido as vibrações na rede, aos atomos de impureza e aos defeitos cristalinos.

3. Seum material metálico for resfriado através de uma temperatura de fusão, a uma taxa extremamente rápida, ele irá formar um sólido não cristalino (isto é, um vidro metálico). A condutividade elétrica do metal não cristalino será maior ou menor do que seu análogo cristalino (0,5)?

A condutividade eletrica do solido não cristalino(vidro metálico) será menor que seu analogo cristalino devido aorapido resfriamento não possibilitar o metal formar uma estrutura mais uniforme.

4. O que você entende por supercondutividade elétrica (0,5)?

A supercondutividade eletrica é um fenomeno no qual alguns materiais, acima de uma temperatura, não apresentam resistencia elétrica.


5. Qual a força motriz da corrosão galvânica e da corrosão aquosa (0,5)?

A força motriz da corrosão aquosa é aconcentração de íons na solução. E a força motriz da corrosão galvanica é a diferente tendencia dos metais de ionizarem-se.

6. Uma barra de aço dobrada pode estar sujeita a corrosão? De qual tipo, explique (0,5).

Sim, corrosão por efeito da tensão mecanica. Isso ocorre pois a região deformada tem mais energia acumulada, funcionando como anodo em relação a outras regiões do material, estandosujeita a corrosão.

7. Cite seis formas de proteger um material metálico contra corrosão (0,5).

Selecionar os materiais de acordo com sua aplicação; desenvolver o projeto de maneira a evitar regioes tensionadas; utilizar recobrimentos protetores; utilizar anodos de sacrificio; utilizar corrente imposta; utilizar aço inox com cromo.

8. Com o aumento da temperatura, qual o efeito no material emtermos de magnetização? O que ocorre na temperatura de Curie (0,5)?

Diamagnéticos o campo magnetico não varia com a temperatura.
Paramagnéticos e ferrimagnéticos diminui sua magnetização com o aumento da temperatura.
Ferromagnéticos a magnetização diminui com o aumento da temperatura e nos antiferromagéticos aumenta com o aumento da temperatura. Em ambos ao atingir a temperatura de curiertornam-se paramagneticos.

9. Esboce a curva de magnetização de um material ferromagnético, identifique suas principais regiões e comente a respeito (1,0).

4 – Regiao onde não se aumenta mais sua magnetização.
3 – Rotação do vetor magnetização.
2 - Crescimento irreversível da magnetização.
1 – Crecimento reversível da magnetização.









10. Justifique a afirmativa a seguir:uma cerâmica cristalina é geralmente melhor condutora térmica que uma cerâmica amorfa (0,5).

Uma ceramica cristalinaé geralmente melhor condutora termica que uma ceramica amorga pois as amorfas não tem empacotamento tão bom quanto as cristalinas, dificultando a transmissão por fônons. Além de que as ceramicas cristalinas tem como caracteristicas a repulsão e ligação forte, melhorando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • materiais de construção mecanica
  • materiais de construção mecanica
  • Materiais de construção mecanica
  • Materiais de Construção Mecânica
  • MAteriais de construcao mecanica
  • materiais de construçao mecanica
  • Atps materiais de construção mecanica
  • Materiais de Construção Mecânica ex

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!