materiais de construção mecanica

Páginas: 6 (1478 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
1) Qual a diferença básica entre tratamento térmico e o termoquímico?
-> Tratamento térmico:
Operação ou conjunto de operações realizadas no estado sólido que compreendem aquecimento, permanência em determinadas temperaturas e resfriamento, realizados com a finalidade de conferir ao material determinadas características.

->Tratamento termoquímico:
Conjunto de operações realizadas no estadosólido que compreendem modificações na composição química da superfície da peça, em condições de temperatura e meio adequados, ou seja, são aqueles que combinam a ação do calor com a ação química e o resultado é o enriquecimento de uma camada, ou mesmo todo o volume, de uma peça com um elemento metálico ou não metálico.

2) A cementação necessita de tratamentos térmicos posteriores?
Dependemda microestrutura inicial do aço:
granulação fina - tempo não prolongado de cementação - têmpera direta ou resfria no forno e tempera;
granulação grosseira – tempos longos de tratamento - normalização e tempera.
Também existem as seguintes temperas:
- Tempera direta ou simples, é o procedimento de têmpera após cementação mais empregado.
- Tempera direta dupla, é uma segunda têmpera, realizadadepois da direta.
- Tempera indireta simples, consiste no resfriamento da peça ao ar calmo. A seguir a peça é aquecida e resfriada a partir de um patamar pré-estabelecido.
- Tempera indireta dupla, consiste no resfriamento da peça ao ar calmo. A seguir a peça é reaquecida acima da linhas A3 e Acm e retemperadas.






3) De acordo com a figura abaixo descreva o efeito do tempo e datemperatura na profundidade endurecida de um aço.

O coeficiente de difusão do carbono na austenita determina o tempo necessário para a obtenção de uma determinada profundidade de camada e depende fortemente da temperatura.
O tempo do processo vai depender da profundidade da cementação desejada - quanto mais tempo durar a cementação, mais profundamente teremos a presença do carbono difundido. A esteprocesso segue-se a têmpera.
Como o processo envolve a difusão do carbono, é necessário que se dê o tempo necessário para que isto ocorra. Tempos crescentes propiciam maiores espessuras das camadas cementadas. Alguns fatores exercem influência tanto na espessura da camada cementada como na profundidade do endurecimento. A velocidade de difusão do carbono no aço está estritamente ligada àtemperatura. Quanto maior a temperatura menor o tempo que a peça terá que permanecer no forno. Estes dados referem-se ao aço no estado austenítico, e somente neste estado teremos solubilidade do carbono suficiente para chegar aos percentuais utilizados na camada superficial de peças cementadas. O limite inferior de temperatura para o processo está condicionado à austenitização do aço e o limite superiorestá condicionado ao crescimento do grão. Como quanto maior o tamanho de grão menor é a tenacidade do material, este efeito se torna indesejado. Para peças menos solicitadas de menor responsabilidade podemos utilizar temperaturas mais altas, mas, para peças mais solicitadas devemos utilizar temperaturas mais baixas, a menos que se faça um tratamento térmico posterior para corrigir o problema. Adifusão do carbono também é influenciada pelo tempo em que a peça fica na temperatura de tratamento. Isto quer dizer que à medida em que desejarmos profundidades maiores, maior será o tempo de tratamento. Como podemos ver, quanto maior a profundidade que se queira maior será a consumo de energia e a ocupação do equipamento, fazendo com que este processo se torne antieconômico para camadas deprofundidade muito grande. As peças assim tratadas por cementação seguida de têmpera apresentam elevada dureza na superfície e grande maleabilidade no núcleo (dependendo do tipo de aço). O processo de endurecimento superficial de cementação é o mais utilizado atualmente. Este processo é geralmente utilizado na produção de pistas e roletes de rolamento, engrenagens, buchas e juntas homocinéticas.
4)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais de construção mecanica
  • materiais de construção mecanica
  • Materiais de construção mecanica
  • Materiais de Construção Mecânica
  • MAteriais de construcao mecanica
  • materiais de construçao mecanica
  • Atps materiais de construção mecanica
  • Materiais de Construção Mecânica ex

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!