Materiais de construção civil

Páginas: 66 (16414 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
ok




























MATERIAIS
DE CONSTRUÇÃO
CIVIL III



ST-524






Prof. Renato Hachich Maluf







INTRODUÇÃO


A presente apostila destina-se ao quinto semestre do Curso Superior de Tecnologia – Modalidade Exercícios e contém informações básicas sobre alguns materiais de construção usualmente utilizados em obra. Procuramos nosater aos aspectos práticos e funcionais dos diversos produtos, não nos preocupando com as origens, fórmulas, deduções e combinações químicas, a não ser de maneira superficial, como achamos que convém ao profissional prático.

As informações transmitidas são frutos de pesquisas em vários livros, destacando-se o “Materiais de Construção” de autoria de Luiz Alfredo Falcão Bauer, várias revistascomo “A Construção São Paulo”, “O Dirigente Construtor”, no Anuário de Materiais de Construção de autoria de Elisabeth Vidor, nas normas técnicas da ABNT, nos catálogos e folhetos de inúmeros fabricantes e nas experiências vividas no dia-a-dia.

Maiores conhecimentos adquiriremos nas aulas práticas, em laboratório, e na vivência profissional. Será bastante bom criar o hábito de solicitarinformações sobre produtos, escrever aos fabricantes pedindo catálogos, visitar sites, etc.



I – OS METAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

1. DEFINIÇÕES


Definiremos metais de duas maneiras:


Quimicamente
Metais são elementos que sempre ionizam positivamente.



Na prática

São elementos de características próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade, etc.


Osmetais aparecem na natureza em estado livre ou, mais comumente, como compostos. Os minérios são as substâncias portadoras de metais e, as partes não aproveitáveis, as impurezas denominadas GANGAS. As minas são os locais onde se encontram as jazidas, na extensão concedida e delimitada pelo governo federal. Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo proibida qualquerexploração que não seja supervisionada pelo Ministério de Minas e Energia.




2. OBTENÇÃO DOS METAIS

Geralmente, obedece a duas fases: a Mineração e a Metalurgia. Na mineração temos a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.Os principais processos mecânicos são a trituração, a classificação, a levigação (água corrente, o metal mais pesado afunda e a ganga escoa), a flotação (se a ganga é mais pesada, faz-se a agitação do minério em mistura de água e óleo, o metal sobe com a espuma), a separação magnética, a lavagem e outros.

Como principais processos químicos temos a ustulação (aquecimento sob forte jato de ar) ea calcinação (aquecimento sob fogo direto).

Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reaçãoquímica da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico só pode ser empregado em minérios que possam ser dissolvidos na água. A eletrólise é usada também para purificação (refino) de metais por algum dos processos anteriores.


1. Principais Minérios

• Bauxita (óxido) O2Al2(HO)2 ou Al2(HO)2, da qual o aluminato é extraído por eletrólise.

• Galena (sulfeto) PbS, do qual ochumbo é extraído por fundição redutora.

• Calcosina (sulfeto) Cu2S

• Cuprita (óxido) Cu2O Minérios dos quais
o cobre é extraído
• Calcopirita (sulfato) Cu2S – Fe2S3 por calcinação e fusão.

• Malaquita e azurita (carbonatos)

• Cassiterita (dióxido) SnO2, da qual é extraído o estanho.

• Blenda (sulfato) ZnS
Minérios dos quais
• Calamina (silicatos) é extraído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil e materiais tecnologia dos materiais
  • Reutilização de materiais na construção civil
  • Materiais de Construção Civil
  • Consumo de materiais na construção civil
  • Reaproveitamento de materiais na construção civil
  • Desperdicio de materiais na construção civil
  • Material para construção civil
  • Relatório de materiais de construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!