materiais ceramicos

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1- Materiais Cerâmicos
1.1 – Introdução/Conceito.
Materiais cerâmicos são todos os materiais compostos em sua quase totalidade de argila, e que são largamente utilizados na construção civil. Os materiais cerâmicos são polifásicos, contendo elementos metálicos e não metálicos. A existência de várias fases cerâmica possibilita as combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitosarranjos estruturais. Isso possibilita a obtenção de materiais cerâmicos para uma larga aplicação na engenharia. Os principais materiais cerâmicos são: tijolos, telhas, vidros, concretos, abrasivos, vidrados para porcelana, isolantes elétricos, etc.
As propriedades dos materiais cerâmicos dependem de suas estruturas. Por exemplo: a baixa condutividade elétrica é devida à imobilidade dos elétronsdas ligações iônicas covalentes. Os materiais cerâmicos têm alta resistência ao cisalhamento e baixa resistência à tração e conseqüentemente, não apresentam fratura dúctil.
Devido à ausência de escorregamento entre os cristais ou grãos, os materiais cerâmicos apresentam as seguintes características:
Não tem ductilidade;
Podem ter alta resistência à compressão, desde que não se tenham porospresentes;
Têm possibilidade de apresentar um elevado limite de resistência.
1.6 – Produtos cerâmicos para a construção civil.
Os produtos cerâmicos podem ser classificados da seguinte forma:
Porosos: Tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, pastilhas, manilhas, etc.
Louça: Calcária, feldspática e sanitária.
Não porosos: Grês cerâmico e porcelana.
Refratários: Silicosos, silício-aluminosos,aluminosos, magnesita, cromomagnesita e cromita.
1.6.1 – Tijolos.
Os tijolos são materiais de largo uso na construção de edifícios. São produzidos em todas as regiões do país, por processos que vão do mais rude empirismo aos mais evoluídos mecanicamente. Por este processo, a pasta de barro, depois de convenientemente amassada, é moldada por extrusão, cuja fieira contínua é cortada no comprimentodesejado. Os tijolos são secos á sombra ou artificialmente, antes do cozimento que é feito em fornos intermitentes e contínuos. Deste modo desenvolveram-se formas mais aperfeiçoadas para o produto e melhoraram sua qualidade. Os tijolos devem ser leves, resistentes e de fácil manejo. São aplicados nos edifícios para a construção das alvenarias das paredes divisórias e de fachadas, representando cerca de15% do valor total da construção. Nas pequenas construções, os tijolos funcionam como elemento de sustentação do teto e cobertura.
A NBR-7170 especifica a resistência à compressão para cada tipo de tijolos em duas categorias, estabelecendo o valor mínimo individual e o valor médio.
1.6.2 – Telhas
As telhas são materiais de cobertura com formas que se classificam em: planas ou francesas, comseção transversal curva (coloniais, portuguesas e árabes) e planas tipo escama. As telhas devem atender aos seguintes requisitos:
Apresentar estrutura homogênea, granulação fina e não conter na sua massa grãos de pirita e de cal;
Não apresentar manchas ou eflorescências;
Ter cantos vivos;
Ter um som claro;
Não ter irregularidades de forma;
Ter baixa permeabilidade;
Ser resistente à flexão;
ANBR-7172 da ABNT especifica a telha plana francesa nos seguintes requisitos:
Massa – A massa seca máxima deve ser 3,3Kg
Absorção d’água – a absorção máxima deve ser de 20%.
Dimensões nominais – NBR-8038 com tolerância de 2% nas dimensões nominais.
Quantidade de telhas por m².
1.6.3 – Pastilhas cerâmicas.
As pastilhas cerâmicas são materiais de louça, empregados para revestimentos de paredese nos pisos. As pastilhas são fornecidas coladas em folhas de papelão. A dimensão de cada pastilha é de 15x15 mm ou de 20x20 mm e 5 mm de espessura.
O assentamento das pastilhas é feito com argamassa de cimento e areia com traço 1:3 em volume, pulverizando-se com cimento branco para evitar o aparecimento de argamassa nas juntas. Após a secagem, retira-se a folha de papelão e faz o polimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • materiais cerâmicos
  • Materiais ceramicos
  • MATERIAIS CERAMICOS
  • MATERIAIS CERÂMICOS
  • Materiais ceramicos
  • Materiais Ceramicos
  • Materiais Cerâmicos
  • materiais cerâmicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!