Materiais Ceramicos

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
CENTRO PROFISSIONAL ESPECIAL









MATERIAIS CERÂMICOS











RECIFE-PE
CENTRO PROFISSIONAL ESPECIAL
NOMES:




Trabalho sobre “materiais cerâmicos”
desenvolvido pelo grupo acima,
para obtenção de nota da matéria
Materiais de Construção, ministrado
pelo professor Cleber Albuquerque.






JANEIRO/ RECIFE-PE
INTRODUÇÃO
Apresentaremos umconjunto de pesquisas a repeito dos materiais cerâmicos, explicando sua definição, suas principais características, processo de fabricação e classificações mostrando sua importância e sua necessidade para uso na área profissional quanto individual.
























Materiais Cerâmicos
DEFINIÇÃO
Conceitualmente, pode-se definir a cerâmica como qualquer materialnão-metálico, inorgânico, cuja estrutura, após a queima em altas temperaturas, apresenta-se inteira ou parcialmente cristalizada, ou seja, depois que o material é queimado no forno, os átomos da sua estrutura ficam arrumados de forma simétrica e repetida de tal forma que parecem pequenos cristais, uns juntos dos outros. Essacaracterística da estrutura, ou seja, a cristalização, confere ao material cerâmico propriedades físicas como a refratariedade, a condutividade térmica, a resistência ao choque térmico, a resistência ao ataque de produtos químicos, a resistência á tração e á compressão e a dureza, que é muito importante para na Mecânica. Isso permite que os produtos decerâmica sejam usados tanto para a louça doméstica quanto para a construção civil, como material refratário de altos fornos e ferramentas de corte em máquinas-ferramentas.
CARACTERÍSTICAS
Em geral, os materiais cerâmicos apresentam as seguintes características:
Refratariedade;
Condutividade térmica;
Resistência ao choque térmico;
Resistência ao ataque de produtos químicos;
Resistência átração e á compressão;
Dureza (e consequentemente fragilidade).
PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Com exceção do vidro, geralmente os materiais cerâmicos são processados nas seguintes etapas (esses processos de fabricação podem diferir de acordo com o tipo de peça ou material desejado): 1. PREPARAÇÃODA MATÉRIA-PRIMA: Na indústria cerâmica tradicional, grande parte das matérias-primas utilizadas é natural e obtida por mineração. Desta forma, a primeira etapa de redução de partículas e de homogeneização das matérias primas é realizada na própria mineração; 2. MISTURA: onde as matérias-primaspreviamente tratadas e dosadas são homogeneizadas, ou seja, misturadas de forma homogênea. 3. MOAGEM: na qual ao material é moído para reduzir o tamanho dos grãos até diâmetros máximos inferiores a 0,074mm. Isso dá ao material a aparência de um pó bem fino. Para a fabricação de produtos refratários, os grãos são mais grossos.4. PREPARAÇÃO DA MASSA: as massas ou pastas cerâmicas são constituídas a partir da composição de duas ou mais matérias-primas, além de aditivos e água. A quantidade de água é determinada pelo método de conformação que será empregado. 5. SECAGEM: que pode ser natural ou artificial, na qual grande parte da água livre (umidade superficial) éevaporada. 6. QUEIMA: cuja temperatura é definida em função da composição química da mistura e na qual o aumento de temperatura causa as seguintes reações: desidratação, calcinação (decomposição química pelo calor), oxidação (ligação de um elemento químico com o oxigênio da atmosfera do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • materiais cerâmicos
  • Materiais ceramicos
  • MATERIAIS CERAMICOS
  • MATERIAIS CERÂMICOS
  • Materiais ceramicos
  • Materiais Ceramicos
  • Materiais Cerâmicos
  • materiais cerâmicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!