Materiais Ceramicos, polimeros e metais

Páginas: 9 (2007 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Materiais de construção civil: polímeros, metálicos e cerâmicos.

1. Introdução
Os materiais são tão importantes no desenvolvimento da civilização que nós associamos as Eras com eles. Na origem da vida humana na terra, a Idade da Pedra, pessoas usavam apenas materiais naturais, como a pedra, argila, peles e madeira. Quando o cobre foi descoberto e que podia-se torná-lo mais duro pelaformação de ligas, teve-se início a idade do bronze, cerca de 3000 anos antes de cristo. O uso do ferro e aço, um material mais resistente, que implicou em vantagens em guerras, iniciou cerca de 1200 antes de cristo. A próxima grande etapa foi a descoberta de um processo barato para fazer aço cerca de 1850 depois de cristo, que permitiu a construção das estradas de ferro e da infraestrutura moderna domundo industrial.
Os primeiros estudos e registros dos costumes das antigas tribos humanas já apontavam a relação de nossa espécie com os materiais, tanto é que vários períodos do progresso humano recebem os nomes de "Idade da Pedra", "Idade do Bronze", "Idade do Ferro" e assim por diante. Nosso ancestral, o homem de Neandertal1, nunca imaginou que ao lascar e polir pedaços de pedra, para criarinstrumentos que lhe facilitavam a caça e os trabalhos do dia a dia, estaria alicerçando o primeiro passo de tantas outras gerações que, após a pedra lascada, descobriram materiais que facilitariam a vida do homem moderno.
Com a curiosidade e muitas vezes por acidente o homem foi descobrindo novos materiais, como, por exemplo, a argila, que permitiu a criação de recipientes para armazenar alimentos efacilitar o transporte de objetos, que foi o primeiro impulso para o desenvolvimento das cerâmicas. Milênios depois nossos antepassados descobriram os materiais metálicos, como o ferro, bronze, ouro e prata, que foram, e são até hoje, a base de desenvolvimento de centenas de aplicações que utilizamos em nossa vida. Aproximadamente no ano 5.0 AC, teve-se notícia dos primeiros utensílios a partirde metais e ligas, como o arado, a carroça e as embarcações a vela, que são o início de grandes descobertas. No princípio da era cristã o homem já conhecia sete metais: cobre, prata, chumbo, estanho, ferro, mercúrio e ouro, mas as informações sobre os mesmos e suas possibilidades de aplicação ainda eram muito restritas, pois todos estudos eram essencialmente fruto de muita boa vontade dosalquimistas da época, sendo totalmente empíricos.
conhecimento para as aplicações de engenharia (Engenharia de Materiais)

Os entendimentos de como os materiais se comportam e porque eles diferem em termos de propriedades só foi possível com o entendimento atomístico possibilitado pela mecânica quântica. A combinação da física e química e o foco no relacionamento entre estrutura e propriedades de ummaterial e sua microestrutura é o domínio da ciência dos materiais. O desenvolvimento desta ciência permitiu o design de materiais e providenciou uma base de
A cultura moderna na segunda metade do século 20 é algumas vezes denominada de “plástica”, uma referência não tão cortês aos materiais poliméricos econômicos e de baixo peso dos quais muitos produtos são feitos. Alguns observadores sugerem adenominação “Idade do silício” devido ao grande impacto da eletrônica moderna toda baseada na tecnologia do silício. Poderíamos atribuir ou nomes devido aos materiais novos como a fibra de carbono, os materiais resultantes da nanotecnologia, entre outros.

2. Classificação
A classificação é a primeira etapa na tentativa de colocar ordem em qualquer ciência.
Os fundadores da biologia, zoologia egeologia foram os criadores dos sistemas de classificação. A classificação segrega uma população inicialmente desordenada em grupos que apresentam algum tipo de similaridade. A tabela periódica é um exemplo.
O que são materiais? Uma parte da matéria do universo; são as substâncias cujas propriedades as tornam utilizáveis em estruturas, máquinas, dispositivos, ou produtos.
Tudo que existe na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • polimero ceramico metais
  • materiais ceramicos e polimeros
  • metais ceramicos
  • Polimeros e ceramicos
  • Polímeros e cerâmicos
  • MATERIAIS CERAMICOS
  • materiais cerâmicos
  • Materiais ceramicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!