Materiais Cerâmicos

Páginas: 14 (3463 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
Materiais Cerâmicos

Ana Julia Zunta Carniel, Bárbara Nassar Broch

Acadêmicas de Engenharia civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR


Resumo
De acordo com o exposto pela Associação Brasileira de Cerâmica, a cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturaselevadas. Sua produção é proveniente da moldagem, secagem e cozimento da argila ou de misturas contendo a mesma. O fabrico da cerâmica pode vir da extrusão ou prensagem da matéria-prima citada, cuja tem seu cozimento obtido a temperaturas que dão o produto final a possibilidade de atender as condições estipuladas em Norma. Suas propriedades podem ser testadas por meio de ensaios laboratoriaiscujos alguns, serão demonstrados no referente artigo. Testam-se então nos tijolos maciços suas dimensões reais e unitárias, a área bruta, a absorção de água e o teor de umidade presento neles. Já nos blocos cerâmicos foram feitas as medições de suas faces e de sua planeza, da espessura das paredes, tanto externas, quantos as de seus septos, também fora feita a medição do desvio deles em relação aoesquadro e a área bruta e líquida de três diferentes blocos. Aqui também há a presença dos ensaios com relação as telhas cerâmicas, onde foram testadas suas dimensões básicas, seu rendimento médio, sua planaridade, retilinearidade, impermeabilidade, sua massa seca e absorção de água.

Palavra-Chave: Propriedades Cerâmicas; Blocos Cerâmicos; Telha; Tijolos; Ensaios De Laboratório.Introdução
Devido ao fato de que a cerâmica é proveniente de uma matéria-prima de grande abundância e possui uma fabricação de fácil manufatura, a indústria de cerâmica é um ramo cuja possui mercado ativo até hoje, mesmo sendo uma das mais antigas no mundo.
Nos processos de obtenção do material em estudo ocorre o que é chamado de vitrificação, onde uma pequena quantidade de argila se aglutina devido essaformação de vidro (componente que origina a aglutinação), através da ação do calor usado no processamento do produto final, dando assim maior dureza ao mesmo. A argila é proveniente de uma variada gama de materiais formados a partir de minerais, chamados de argilo-minerais, cuja mistura deles se dá a partir da desagregação do feldspato, exemplos desses materiais seriam, os silicatos hidratados dealumínio, magnésio e ferro, há também a existência de certa porcentagem de alcalinos terrosos e de álcalis, juntamente com elementos como a alumina, a sílica, a mica, o ferro, o magnésio, o cálcio, certa quantidade de matéria orgânica, entre outros. São esses elementos que juntos com a água formam a pasta que posteriormente poderá ser moldada, seca e endurecida, quando sob o efeito do calorsubmetido a ela.

Objetivo
O presente artigo objetiva-se pelo teste das propriedades cerâmicas em três distintos materiais, cujos são os tijolos maciços, os blocos cerâmicos e as telhas cerâmicas. Estes testes usam como base e padronização os ensaios laboratoriais cujos são regidos pelas normas NBR 15270/3 – blocos cerâmicos; NBR 7170/83 – tijolos maciços; NBR15270 anexo B – determinação deabsorção de água e a NBR 15310 - componentes cerâmicos, telhas (terminologia, requisitos e métodos de ensaio).

Referencial Teórico
Conforme exposto pela ABNT, as argilas são compostas de partículas coloidais de diâmetro inferior a 0,005 mm, com alta plasticidade quando úmidas e que, quando secas, formam torrões dificilmente desagregáveis pela pressão dos dedos. As misturas cujas formam a cerâmicasão provenientes da desagregação do feldspato das rochas ígneas, por ação da água e do gás carbônico, a variedade dos argilo-minerais se da pelo fato de que há uma variedade de rochas ígneas e de feldspatos. A partir dessa variedade de componentes, a cerâmica se possibilita em existir em varias fases, possibilitando assim a combinação de átomos metálicos e não-metálicos, formando-se muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • materiais cerâmicos
  • Materiais ceramicos
  • MATERIAIS CERAMICOS
  • MATERIAIS CERÂMICOS
  • Materiais ceramicos
  • Materiais Ceramicos
  • materiais cerâmicos
  • materiais ceramico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!