Materiais Afalticos

1065 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
O asfalto é um material cimentante, preto, sólido ou semi-sólido, que se liquefaz quando aquecido, composto de betume e alguns outros metais. Pode ser encontrado na natureza, mas geralmente provém do refio do petróleo. Antigamente poderia ser chamado de betume e era utilizado para evitar vazamentos de água e até mesmo na preparação do processo de mumificação.
São vários os tipos de asfalto e cada um é obtido misturando diversos materiais ao asfalto do petróleo. Os diferentes tipos de asfalto, diferentes composições de seus componentes, são escolhidos de acordo com as necessidades da rua, estrada que será asfaltada.
Uma maneira de generalizar a produção do asfalto é que o betume é misturado à areia, pó de pedra e gravita a 200ºC. É essa a mistura que é vista sendo derramada nas ruas e assentadas por compressores quando estão sendo asfaltadas. A sua distribuição é regulada pela ABEDA – Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto.

OBJETIVO
Este trabalho tem por finalidade a especificação sobre materiais asfálticos, abordando conceitos, características, tipos, utilização etc.

DESENVOLVIMENTO
Cimento asfáltico de petróleo – CAP
É um líquido viscoso, semi-sólido ou sólido, a temperatura ambiente, que apresenta comportamento termoplástico, tornando-se líquido se aquecido e retornando ao estado original após resfriamento. Obtido através de diversos processos de destilação do petróleo, ele é quase totalmente solúvel em benzeno, tricloroetileno e em bissulfeto de carbono.
Tem como vantagem ser um produto de alta consistência, pois além das qualidades aglutinantes e impermeabilizantes, CAP possui uma flexibilidade, durabilidade e alta resistência.
Tem utilização em diversos tipos de misturas a quente, serviços de tratamento especial ou macadame betuminoso na construção de camadas asfálticas de pavimentos rodoviários e urbanos.

Asfaltos Diluídos de Petróleo – ADP’s
Compõe uma linha de asfaltos utilizados

Relacionados