Matemática e Música Porjeto tcc

4097 palavras 17 páginas
1. Introdução

“A matemática, vista corretamente, possui não apenas a verdade, mas também, a suprema beleza – uma beleza fria e austeram como a da escultura.”
(Bertrand Russell)

A música é uma das artes mais belas que existem, e particularmente, cresci em um ambiente com muita música, logo, a música faz parte da minha vida e em muitas coisas que eu faço, ela está presente. 3 anos atrás, em uma das minhas aulas de teoria musical, o professor mencionou que a música, nada mais era que a Matemática em ação. Desde então, durante a minha graduação vinha pensando e pesquisando sobre a relação que existe entre Matemática e Música, até chegar à conclusão de que este deveria ser o tema do meu Tcc.
Uma das coisas que conseguimos observar claramente, nos dias de hoje, é que existem inúmeras propostas pedagógicas e educacionais com relação à modificação no atual sistema de ensino, numa visão de despertar o interesse e a motivação dos alunos pelas ciências exatas, consideradas por muitas pessoas, como um divisório social e onde não veem necessidade de aprender para utilizarem no futuro. Pelo fato da Música ser uma arte que desperta os mais variados sentimentos em um indivíduo, achamos que seria interessante traçar estratégias de ensino-aprendizagem da Matemática, em conjunto com uma das artes mais conhecidas pelos alunos atualmente, onde poderíamos chamar a atenção deles e despertar o interesse para a aprendizagem da Matemática.
As relações entre matemática e música, quase sempre são consideradas por muitos, duas áreas do saber que estão distantes uma da outra, porém são conhecidas e estudadas desde a antiguidade e sempre se mantiveram muito próximas uma da outra. Por Exemplo, a Matemática é encontrada no desenvolvimento das escalas musicais, nas principais leis da acústica, na teoria musical. Pitágoras foi o primeiro matemático a relacionar razões de cordas vibrantes a intervalos musicais. Foi ele, o “descobridor” do que viria ser o quarto ramo da matemática,

Relacionados

  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas