Matemática aplicada ao ensino infantial

1781 palavras 8 páginas
CQMD EAD3

Perfil dos integrantes do grupo
“Realizando esta etapa você irão entender os conceitos fundamentais da Matemática, ter compreensão sobre como acontece a construção do conceitos de número, saber como aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem. É importante para que o grupo saiba selecionar atividades matemáticas adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra.

1

CQMD EAD7
ETAPA 1 – Realizando esta etapa você irão entender os conceitos fundamentais da Matemática, ter compreensão sobre como acontece a construção do conceitos de número, saber como aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem. É importante para que o grupo saiba selecionar atividades matemáticas adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra.

A formação e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos na educação infantil
•Cada individuo forma seu processo de registro, de acordo com o meio onde está inserido, por isso, possui a necessidade de comunicar-se; e este meio irá oferecer os caminhos para adquirir o conhecimento.
•Sendo assim, as transformações lógicas que ocorrem no raciocínio da criança têm relação direta com o ambiente em que se encontra, permitindo a aprendizagem dos princípios da matemática; •Segundo Senna e Bedin, “a contagem é uma das primeiras formas que a criança tem de entrar em contado com o sentido de número e isto ocorre em brincadeiras do cotidiano infantil”. Estas brincadeiras podem ser um simples esconde-esconde, amarelinha ou mesmo pega-pega.
•Para que a criança alcance a noção de numerosidade, faz-se necessário construir uma organização cognitiva através do raciocínio realizando transferência de quantidades, ou operações simples de adição ou subtração de elementos;

2

1

Slide 1
CQMD EAD3 Como pontuado no arquivo 'Normas de padronização para elaboração dos Materiais Didáticos
Cotidianos', o conteúdo deve ser apresentado em tópicos. O exemplo deste slide deverá

Relacionados