MATEMÁGICA – Adivinhando a Idade e o Mês de Aniversário de Uma Pessoa

550 palavras 3 páginas
MATEMÁGICA – Adivinhando a Idade e o Mês de Aniversário de Uma Pessoa
Etapa de ensino: a partir do 5º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, 1º ciclo de EJA – Educação de
Jovens e Adultos.
Objetivos: Trabalhar os conceitos de multiplicação, soma e subtração de números naturais, identificar múltiplos de um número a partir de critérios de divisibilidade, empregar as propriedades das operações aritméticas básicas, desenvolver habilidades de raciocínio abstrato e generalização para resolução de problemas e incentivar o trabalho em grupo.
Conteúdo: Números naturais, operações matemáticas básicas e suas propriedades,sistema de numeração decimal e múltiplos de um número.
Recursos materiais: Quadro branco, marcador para quadro branco, calculadora, folha para anotações, caneta, lápis e borracha.
Descrição da atividade: Inicialmente, consiste no professor “adivinhar” a idade e o mês de aniversário do aluno, a partir do resultado final de uma seqüência de operações de multiplicação e adição que este executa com os números do seu mês e da sua idade, cálculos orientados pelo professor que mascaram no resultado final esses dados. Num segundo momento, os alunos em equipe deverão descobrir o segredo da adivinhação do professor, ou seja, que operação matemática o professor realiza mentalmente com o resultado final informado por cada aluno para obter a idade e o mês de aniversário.
Desenvolvimento: No começo da aula devem ser formadas as equipes com até 6 alunos. A seguir solicita-se que cada aluno faça na folha de anotações, sem que o professor veja, os cálculos na ordem citada abaixo. Para podermos acompanhar, tomaremos aqui como exemplo um aluno de EJA com idade de 19 anos e que faz aniversário no mês de agosto (mês 08).

1º) Calcule o dobro do mês de aniversário. no exemplo:
2 x 08(mês) = 16
2º) Adicione 5 :
16 + 5 = 21
3º) Multiplique por 50:
21 x 50 = 1050
4º) Adicione a sua idade
1050 + 19(idade) = 1069
Concluído o cálculo, o

Relacionados

  • Engenharia
    3732 palavras | 15 páginas
  • Experiencias Matemáticas
    7993 palavras | 32 páginas