Matematica

Páginas: 119 (29545 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Concurso Caixa Econômica Federal

Técnico Bancário Novo





[pic]









2012








Módulo 01


Conhecimentos Básicos






Língua Portuguesa














Sumário
Compreensão e interpretação de textos 4

Tipologia textual 8

Ortografia oficial 12

Acentuação gráfica 17

Emprego das classes de palavras 33

Emprego do sinalindicativo de crase 134

Sintaxe da oração e do período 139

Pontuação 186

Concordância nominal e verbal 200

Regência nominal e verbal 204

Significação das palavras 212

Redação Oficial 224





Compreensão e interpretação de textos



Interpretar um texto significa produzir sentidos com base em um código lingüístico, ou seja, compreender e (re)formular as idéias que estãoexpostas.

Para que essa atividade seja realizada satisfatoriamente, requer-se o desenvolvimento de um trabalho cognitivo complexo, abrangendo aspectos lingüísticos, textuais, conhecimento prévio, entre outros.

O processo de interpretação de texto depende de uma intensa interação entre leitor, autor e texto. No que diz respeito ao leitor, é da sua competência decodificar o texto, localizar aspistas deixadas pelo autor e formular representações mentais sobre as informações ali contidas. Nesse processo, o leitor levanta hipóteses, faz inferências, ativa seus conhecimentos prévios e os aplica sobre o texto, na tentativa de compreendê-lo.

Os concursos públicos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um leitor autônomo. Portanto, o candidato devecompreender os níveis estruturais da língua por meio da lógica, além de necessitar de um bom conhecimento.

As frases produzem significados diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. Torna-se, assim, necessário sempre fazer um confronto entre todas as partes que compõem o texto.

Além disso, é fundamental apreender as informações apresentadas por trás do texto e as inferências a queele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideológica do autor diante de uma temática qualquer.

O Sentido das Palavras

O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro, real. Já o uso conotativo das palavras é a atribuição de um sentido figurado, fantasioso e que, para sua compreensão, dependedo contexto. Sendo assim, estabelece-se, numa determinada construção frasal, uma nova relação entre significante e significado.

Os textos literários exploram bastante as construções de base conotativa, numa tentativa de extrapolar o espaço do texto e provocar reações diferenciadas em seus leitores.

Ainda temos a polissemia, que é uma palavra com muitos significados, como, por exemplo, apalavra ponto: ponto de ônibus, ponto de vista, ponto final... Neste caso, não se está atribuindo um sentido fantasioso à palavra ponto, e sim ampliando sua significação através de expressões que lhe completem e esclareçam o sentido.

Técnicas para Interpretar

Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita demaneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idéia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendoo entendimento.

Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes.

No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestações de arte da época em que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matematica
  • matematica
  • Matemática!
  • Matemática
  • matemática
  • Matematica
  • matematica
  • Matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!