matematica

Páginas: 11 (2543 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
2º SEMESTRE





MATEMÁTICA



PROFESSORA IVONETE MELO DE CARVALHO
TUTOR PRESENCIAL
TUTORES A DISTÂNCIA ROBERTO DA SILVA NUNES JUNIOR


OSASCO/SP
2013
Sumário

INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1 - FUNÇÕES DE PRIMEIRO GRAU 4
Resolução de exercício 4
Relatório Parcial 5
ETAPA 2 - FUNÇÕES DE SEGUNDO GRAU 5
Resolução do exercício 6Relatório Parcial 8
ETAPA 3 - FUNÇÕES EXPONENCIAIS 9
Resolução do exercício 9
Relatório Parcial 10
ETAPA 4 – CONCEITO DERIVADAS 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar alguns dos aspectos teóricos relacionados a equações de primeiro e segundo graus, também em relação ao desenvolvimento de funções exponenciais. Trataremos dealgumas aplicações praticas destes temas citados, de modo que possam dar uma ideia da metodologia, e de como no cotidiano, elas são realmente vistas. Esperamos que, de forma clara, nossa explicação possa levar o que foi compreendido nos textos, na bibliografia, e nos sites consultados, e esperamos também, que desperte o interesse pelas funções de modo geral, tanto quanto pela Matemática, ciênciae pratica, que age coadjuvante a nosso cotidiano.

ETAPA 1 - FUNÇÕES DE PRIMEIRO GRAU

Resolução de exercício

Uma empresa do ramo agrícola tem o custo para a produção de q unidades de um determinado insumo descrito por C(q).3q.60. Com base nisso:
a) Determinar o custo quando são produzidas 0, 5, 10, 15 e 20 unidades deste insumo.

Unidades 0 5 10 15 20
Cálculo C=3(0)+60
C=0+60
C= 60C= 3(5)+60
C= 15+60
C= 75 C= 3(10)+60
C= 30+60
C= 90 C= 3(15)+60
C= 45+60
C=105 C= 3(20)+60
C=60+60
C= 120

Quantidade Produzida 0 5 10 15 20
Custo de Produção 60 75 90 105 120

b) Esboçar o gráfico da função.


c) Qual é o significado do valor encontrado para C, quando q = 0?
Resposta: O valor se refere a um custo fixo da produção. Independente de haver ou não a quantidadedentro da produção, ainda sim existe este custo mínimo, ou custo inicial.

d) A função é crescente ou decrescente? Justificar.
Resposta: A função é crescente, pois da mesma forma que aumenta a quantidade da produção, aumenta também o custo desta mesma produção.
e) A função é limitada superiormente? Justificar.
Não, não há limite superior para esta função pois a produção pode aumentarinfinitamente, mas sempre obterá um custo para tal produção, apenas limite inferior, quando a produção esta em 0.

Relatório Parcial

Nas funções do 1º grau matemáticas existe uma variável dependente Y e uma (independente) X, em que Y depende do valor atribuído a X. Para cada valor de X corresponde um único valor de Y, mantendo o formato y = ax + b. O conjunto de valores conferidos a x é o domínio dafunção e os valores de y são a imagem, e a representação gráfica é uma reta.
Os coeficientes ‘a’ da função, se positivo ou negativo indica se a função é crescente ou decrescente, e ‘b’ indica o ponto de intersecção da função com o eixo y no plano cartesiano. Deste modo, podemos caracterizar uma função, ou seja, a correlação entre as duas variáveis.
Consideremos as três igualdades: (2 + 3 = 5); (2+ 1 = 5) e (2 + x = 5). As duas primeiras igualdades são sentenças matemáticas fechadas, pois são definitivamente falsas ou verdadeiras. A terceira igualdade é uma sentença matemática aberta, pois pode ser verdadeira ou falsa, dependendo do valor atribuído à letra x. No caso, é verdadeira quando atribuímos a x o valor 3, e no calculo o resultado se identifica como verdadeiro, ou seja, (2 + 3 éigual a 5) e falsa quando o valor atribuído a x é diferente de 3.
Sentenças matemáticas desse tipo são chamadas de equações; a letra x é a variável da equação, o número 3 é a raiz ou solução da equação e o conjunto S = {3} é o conjunto solução da equação, também chamado de conjunto verdade.
Exemplos:
2x + 5 = 11, o numero 3 é a única raiz, que torna esta igualdade verdadeira S = {3}
3x – 4 = -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matematica
  • matematica
  • Matemática!
  • Matemática
  • matemática
  • Matematica
  • matematica
  • Matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!