matematica financeira

Páginas: 27 (6541 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1 História da Moeda


Moeda é o conjunto de ativos na economia que os indivíduos utilizam regularmente para adquirir bens e serviços de terceiros.

A história da moeda existe desde muito cedo na história da humanidade, quando surgiu a necessidade de um instrumento monetário que pudesse ser utilizado para intermediar as trocas, como medida e reserva de valor. Foi então que surgiu asprimeiras moedas. Diversos objetos já foram utilizados para a troca de mercadorias, desde conchas até metais eram usados nas transações comerciais durante a história.

Portanto a moeda não é uma invenção moderna, ela já fazia parte das sociedades mais antigas, e com o passar do tempo foi evoluindo, conforme as sociedades cresciam e as necessidades mudavam.


1.1 A origem e a evolução da moeda

Aorigem e a evolução da moeda pode ser divida em seis fases:

Era da troca de mercadorias;

Era da Mercadoria Moeda;

Era da Moeda Metálica;

Era da Moeda-Papel

Moeda Fiduciária (ou Papel-Moeda) e;

Moeda Bancária (ou Escritural).

1.2 Era da troca de mercadorias

Desde o início da civilização, quando os homens passaram a viver em pequenas comunidades e para sobreviver começaramutilizar os recursos como a vegetação, a caça, a pesca e o plantio, conforme as comunidades foram crescendo, deram início a busca pela própria terra, delimitando suas áreas para plantio e caça. Como eram várias tarefas a serem executadas, tornou-se necessário a divisão das atividades. Foi nesse período que surgiu o processo primitivo de divisão de trabalho e especialização, enquanto uns cuidavam doplantio de grãos, outros se dedicavam à caça.

Com essa racionalização das atividades, essas comunidades acabavam produzindo mais do que eles precisavam para sua subsistência e fez com que os núcleos passassem a trocar o excedente resultante da produção.

Essa foi a primeira moeda comercializada a troca de mercadorias ou conhecido também como escambo.

Porém este sistema apresentava algunsproblemas, pois nem sempre o que uma pessoa tinha a oferecer era o que a outra pessoa queria ou precisava. E conforme o número de produtos disponíveis no mercado aumentavam as dificuldades também cresciam, não somente pela dificuldade cada vez maior de se estabelecerem relações justas e intercoerentes de troca, como também a dificuldade de se encontrar parceiros cujos desejos e disponibilidadesfossem duplamente coincidentes.

Este tipo de comércio não sobreviveu por muito tempo, pois essas operações se tornaram muito trabalhosas, necessitando de inúmeras transações para que o indivíduo pudesse atender todas as suas necessidades.

1.3 Era da Mercadoria-Moeda


Com o passar do tempo a antiga forma de comercialização tornou-se inviável, pois a evolução da sociedade impõe a necessidadede se facilitar às trocas. Então, os indivíduos passaram a eleger um único produto como referencial para trocas, uma mercadoria que tivesse algum valor, que fosse aceita por todos, e para que isso funcionasse, a mercadoria escolhida como moeda deveria atender a uma necessidade comum e ser rara o suficiente para que tivesse valor.

Portanto as trocas deixaram de ser diretas, de um produto poroutro, e tornaram-se indiretas intermediadas por um outro bem aceito por todos, com um certo valor intrínseco, e esse período foi denominado como a Era da mercadoria-moeda.

Nesta época, vários produtos foram utilizados como referencial nas trocas de mercadorias, como por exemplo, o gado, fumo, azeite de oliva, escravos, sal, etc.

A mercadoria mais utilizada como moeda era o gado.

Para umamercadoria ser utilizada como moeda, era necessário atender várias qualidades, entre as quais pôde-se destacar:

Durabilidade: ninguém aceitaria algo perecível como moeda;

Divisibilidade: a mercadoria eleita como moeda deve poder subdividir-se em pequenas partes, para que todas as transações possam ser realizadas, tanto as de grande porte quanto às de pequeno porte;
Homogeneidade: qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matematica Financeira
  • matematica financeira
  • Matemática Financeira
  • Matemática financeira
  • Matematica financeira
  • matematica financeira
  • Matemática Financeira
  • Matemática Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!