Matematica Financeira Etapa 1e2 Faculdade Anhanguera

318 palavras 2 páginas
Fundamentos da Matemática Financeira

A matemática Financeira é uma ferramenta útil na analise de algumas alternativas de investimento ou financiamentos de bens de consumo.
A Matemática Financeira busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, o o valor do dinheiro no tempo.
A todo tempo a matemática Financeira esta presente no cotidiano das pessoas, por exemplo: na compra ou venda de imoveis, moveis, automóveis, movimentações movimentações bancarias, viagens, festas e etc...
Seus conceitos fundamentais consistem em estudar: razão centesimal, porcentagem (aumento e redução porcentuais), juros (simples e composto) e regime de capitalização, etc.
No Juros Simples de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o Capital Inicial emprestado ou aplicado.
No regime de Juros será Simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em formula temos:
J= P. i. n, onde J = Juros, P = Principal ( Capital ), i = taxa de juros, e N = número de períodos. No Juros Composto o juros de cada intervalo de tempo sempre é calculado a partir do saldo no inicio do correspondente intervalo. Ou seja: O juros de cada intervalo de tempo é incorporado do capital inicial e passa a render juros também.
Diferente do Juros Simples , o Juros Composto é calculado sobre o montante obtido no período anterior. Somente no primeiro período é que os juros são calculados sobre o Capital inicial . Através da formula abaixo pode se calcular o montante juros adquiridos ao longo do tempo em que certa quantia fica submetida ao regime de Juros Composto.
J= M – C ou M = C . (1 + i)t, onde M = Montante, C = Capital, i = taxa e T = período de tempo.

Relacionados

  • Teste
    72821 palavras | 292 páginas
  • dourados
    33475 palavras | 134 páginas