Matematica EFII 5a 6a

2664 palavras 11 páginas
Situação de Aprendizagem – Matemática
Recomendada Ensino Fundamental – 5ª e 6ª série
Tempo previsto: 4 aulas
Elaboração: Equipe Técnica da CENP

Apresentamos a seguir sugestões de situações de aprendizagem envolvendo representação numérica, cálculos de porcentagens, medidas, construção e interpretação de gráficos. Como é possível que o tempo disponível não seja suficiente para desenvolver todas essas sugestões, cabe ao professor selecionar as que tenham maiores possibilidades para retomar conceitos e procedimentos necessários aos seus alunos. Convém também ressaltar que o papel do professor é fundamental, seja na ordenação, redução ou ampliação dessas situações.

ÁGUA: Economizar é Preciso!
Propõe-se neste projeto uma sequência de atividades envolvendo aspectos diversos sobre a utilização da água de modo a favorecer a compreensão do aluno a respeito da necessidade do seu uso racional em virtude da finitude da água doce disponível em nosso planeta.

O

bjetivos

Essas atividades aqui propostas têm por objetivos não apenas contribuir para a compreensão da problemática da água, mas também ampliar e levar a construção de noções relativas à estatística, problemas de contagem, operações, porcentagem e medidas. De fato, esses conteúdos caracterizam-se por sua forte relevância social devido a seu caráter prático e utilitário e pela possibilidade de variadas conexões com outras áreas do conhecimento. Assim, desempenham papel importante no currículo, pois mostram claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano. Assim o projeto tem como objetivo

Ler, construir e interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas.
Coleta, organização de dados e utilização de recursos visuais adequados (fluxogramas, tabelas e gráficos) para sintetizá-los, comunicá-los e permitir a elaboração de conclusões.
Resolver situações-problema utilizando as quatro operações e porcentagens. Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos.

C

Relacionados