Matematca linear

6250 palavras 25 páginas
A História da Shell

Quase 200 anos atrás, um comerciante de antiguidades de Londres começou a importar conchas do mar do Extremo Oriente para fornecê-las a uma loja de decorações exóticas.
O empreendimento de Marcus Samuel estabeleceu as bases de um próspero negócio de importação e exportação, posteriormente dirigido por seus filhos, Marcus Junior e Sam.
Naquela época, o petróleo era usado amplamente na iluminação e como lubrificante, e a indústria era sediada em Baku, na Rússia, com amplas reservas de petróleo de alta qualidade e seu estratégico porto natural.
Revolucionando o transporte de petróleo
O advento do motor de combustão interna, em 1886, levou a um súbito e expressivo aumento da demanda por combustível para transportes. Aproveitando sua especialização em transportes marítimos, os irmãos Samuel contrataram uma frota de navios movidos a vapor para transportar petróleo bruto. Eles revolucionaram o transporte de petróleo com a viagem inaugural de seu primeiro petroleiro, o Murex. Em 1892, o Murex foi o primeiro petroleiro da história a transitar pelo canal de Suez, na América Central. Em 1897, a empresa foi denominada Shell Transport and Trading Company e utilizou uma concha de mexilhão como sua logomarca.
Tornando-se a Royal Dutch Shell
As atividades da Shell Transport no Oriente, combinadas com a busca por novas fontes de petróleo para reduzir a dependência da Rússia, colocaram a empresa em contato com a Royal Dutch Petrolem. As duas uniram forças em 1903, para se proteger contra a dominação da Standard Oil. Em 1907, fundiram-se totalmente formando o Royal Dutch Shell Group. A Shell mudou sua logomarca para o leque (concha) da vieira, ou pécten, que é utilizada até hoje.
No fim da década de 1920, a Shell era a empresa petrolífera líder no mundo, produzindo 11% do petróleo cru mundial e detendo 10% de sua tonelagem de petroleiros. A década de 1930 foi difícil: os ativos do grupo no México foram confiscados, e a empresa foi forçada a conceder

Relacionados

  • Materia pism
    3330 palavras | 14 páginas
  • Euler e os números perfeitos
    2711 palavras | 11 páginas
  • Gestao comercial
    3838 palavras | 16 páginas
  • gestao de pessoas 2012 2
    36593 palavras | 147 páginas