Matemática

Páginas: 9 (2043 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
CONVIVER COM O DIFERENTE: UMA URGENTE APRENDIZAGEM

Genésio Zeferino da Silva Filho
Belo Horizonte-MG 2002, mimeo

UMA NOVA CULTURA...

Hoje estamos vivendo o nascimento de uma nova cultura. A cultura da palavra e o seu campo estão sendo ocupados cada dia mais pela cultura da imagem. Uma cultura que nossas crianças e adolescentes vivem plenamente

A civilização da imagem é umacivilização muito menos conceitual, menos causal, menos analítica, menos organizada. A cultura ocidental e européia como nós vivemos e respiramos na escola há muito tempo, foi uma cultura de conceitos, de análises. A cultura da imagem, que nasceu por outros caminhos e, talvez, fora do binômio lógico-filosófico grego-latino, é uma cultura de informações paralelas, justapondo fatos, notícias, particulares,fragmentos de realidade. À base destas duas culturas existe uma lógica de raciocínio, um hábito a uma ginástica mental muito diferente entre si.

APRENDER A CONVIVER ...
APRENDER A DIALOGAR

Esta nova cultura exige de nós uma postura diferente diante das coisas, da realidade do outro. Uma postura dialógica, de convivência, de ser e estar com. O mundo hoje é um mundo de comunicação, de contatos,de relações constantes e, na maioria das vezes, novas. Temos, necessariamente que nos entender, dialogar, negociar o tempo todo se quisermos compreender os outros e nos fazer entender. Aprender a conviver com o diferente é uma necessidade, uma urgência.

PASSOS QUE PODEM AJUDAR NA CAMINHADA

Primeiro Passo:
CONVIVER NÃO É TOLERAR:

Um primeiro passo a ser dado em direção a um verdadeirodiálogo é estar convencido de que conviver e tolerar são realidades diferentes entre si. Não são a mesma coisa. Tolerar é estar diante de situações que não me agradam, mas que não me resta nenhuma outra opção, senão suportar uma delas. Então, não temos outra alternativa mais prazerosa, tenho que acabar aceitando a menos ruim. Isso é tolerar.

Aqui estamos falando de convivência e não de tolerância.Estar disposto a conviver é perceber valor no outro, é aceitar que na troca podemos nos completar, podemos somar. Não estou diante de escolhas desagradáveis, mas diante da possibilidade de crescimento, de enriquecimento no contato com o outro.
Segundo Passo:
EU NÃO SOU O CENTRO

Todo diálogo supõe, ao menos, dois parceiros. Se não há um inter-locutor, não pode haver diálogo.
Para o diálogonão basta a existência do outro. É preciso que eu o considere, que o veja como parceiro dialogante. É necessário que eu acredite que através do diálogo nós podemos crescer, nós podemos nos enriquecer. A etimologia da palavra dialogo aponta para o que ela significa: através da palavra (dia+logos) nós nos trocamos, nos entendemos. É como se a palavra fosse uma ponte através da qual nós nosrelacionamos, passamos um, para o lado do outro.

Não pode haver diálogo verdadeiro se me coloco no centro, se só eu falo, se só eu tenho razão. Há pessoas que se comporta assim, o outro é sempre uma ameaça, pois entrar em relação com ele pode significar o risco de perder minha posição de centro.

Na ação educativa, estimular o trabalho em equipe, o esporte coletivo, pesquisa comum, avaliação trocada (umcorrigir trabalho do outro) podem ser atividades que, aparentemente são simples, mas ajudam a educar para a alteridade, para perceber valor no outro, para ajudar a ver que não sou o único que sabe, o único que dá conta, que não sou o centro do mundo.

Terceiro passo:
NÃO COBRAR RESULTADOS IMEDIATOS

Há duas frases muito significativas que são atribuídas ao filósofo Sócrates: “conhece-te a timesmo”, era a recomendação que fazia a seus discípulos. E, de si mesmo, dizia “Só sei que nada sei”. A busca do autoconhecimento é atitude constante de quem deseja crescer. Quem busca conhecer a si mesmo, reconhece seus valores, suas potencialidades, seus pontos fortes, bem como suas fraquezas, seu limites. Essa atitude requer humildade para o reconhecimento de si mesmo e paciência para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matematica
  • matematica
  • Matemática!
  • Matemática
  • matemática
  • Matematica
  • matematica
  • Matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!