matemática

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

HÁBITOS ALIMENTARES
>> A história da evolução humana está diretamente ligada à alimentação. Entre todas as espécies existentes na natureza, o ser humano é a que possui a alimentação mais rica e variada. Sua sobrevivência se baseou na capacidade de ingerir o que havia à disposição em seu habitat. Mais tarde, a descoberta dos processos de cozimento enriqueceu e ampliou o cardápio, permitindo odesenvolvimento de culinárias próprias e regionais. A necessidade biológica de alimentar-se para sobreviver e garantir a continuidade da espécie adquiriu então caráter cultural. Só o ser humano cultiva com requinte e abundância a grande variedade de pratos e sabores tão peculiares em cada parte do mundo.
>> O hábito alimentar individual reflete uma série de valores da sociedade e, portanto,expressa a relação cultural e social que cada pessoa estabelece com o meio em que vive. A culinária, de fato, expressa a cultura de um povo de forma contundente. Analisando-a, é possível descobrir até mesmo o tipo de economia que move o país.
>> Alguns hábitos são passados de geração a geração, outros vão sendo adaptados de acordo com as mudanças na sociedade. Por exemplo, a inserção da mulher nomercado de trabalho tem influenciado o padrão alimentar dos brasileiros, quando da substituição de preparações com maior tempo de confecção por refeições prontas ou semiprontas.
>> A cultura sempre foi um elemento orientador das opções dietéticas. A abordagem cultural transforma a nutrição não somente em um processo químico-biológico, mas também em uma forma de comunicação que contém as raízes decada povo, suas forças sagradas e seu simbolismo.
>> A manutenção das práticas alimentares tradicionais e a gastronomia típica aproximam os seres humanos, inserindo-os no contexto de sua territorialidade e identidade cultural.
Brasil
>> Dado o tamanho do país, o Brasil apresenta uma significativa diversidade regional, derivada não apenas de seus aspectos físicos, mas também das variadascondições históricas e de apropriação e colonização do território.
>> Cada região possui hábitos alimentares próprios, mas também pratos emblemáticos, que servem como marcadores identitários regionais. Assim, alguns pratos costumam ser mais intimamente associados a suas regiões de origem e a seus habitantes, tais como – a título de exemplo – o acarajé e o vatapá baianos, o arroz com pequi goiano, o tutu eo pão de queijo mineiros, o tucupi e o tacacá do Norte, o churrasco gaúcho.
Vatapá
Pão de queijo

Tutu à mineira
Tucupi

Tacacá
Churrasco
Farinha de mandioca
Mandioca

Vaca atolada

Virado à paulista

Bobó de camarão


Feijão-tropeiro
Bolo Souza Leão
Maniçoba


Tapioca

Feijoada


Açorda alentejana, sardinhas assadas,
nogados e migas alentejanas

Migas alentejanasDoces: Sericaia, Pastel Tocinho e Ovos moles com nozes
Açorda alentejana com os respectivos acompanhamentos: bacalhau, ovos cozidos, azeitonas, figos, sardinhas assadas. Também pode-se acompanhar com uvas.
Migas
Migas com entrecosto
Cozido à portuguesa
Lasanha
Espaguete
Pizza
Carpaccio
Polenta
Panetone
Capuccino
Cassata
Ravioli de vegetais
Queijo, embutido e tomate
Queijostípicos
Feijão Branco de Pigna
Pastas de vegetais
Vinhos típicos
Azeitonas
Turle
Bastardui
Brodu D’erbe Amare
Patate in La’Foglia
Turta de patate
Streppa e Caccia La’
Agliè
Charquicán
Pastel de milho

Sopa de feijões
Menestron
Patasca
Sopa de galinha
Patasca
Chirimoya
Lúcuma
Juane
Juane de arroz
Tacacho
Cecina
Tamale
Humita
Uvachado
Chuchuhuasi
Aguaje
Cocona

ChichaAcarajé



Arroz com pequi



Arroz com feijão
>> Alguns desses pratos, que simbolizam suas regiões, são, ao mesmo tempo, cotidianos, como é o caso do acarajé, vendido nas ruas da Bahia. Já outros demarcam uma temporalidade fora do dia-a-dia, como o churrasco, no Sul, que – embora consumido em restaurantes especializados, que funcionam diariamente – é o prato preferencial do almoço de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matematica
  • matematica
  • Matemática!
  • Matemática
  • matemática
  • Matematica
  • matematica
  • Matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!