Matemática financeira

Páginas: 11 (2520 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA

Atividade estruturada: A Aplicação da Matemática Financeira. Parte 1


Vila Velha
2011

Atividade estruturada: A Aplicação da Matemática Financeira. Parte 1

Trabalho apresentado ao professor Jaderson Vargas
da disciplina de Matemática Financeira da turma
do 3º período de Administração.

Vila Velha
2011
* Introdução:
O presente trabalhotem como objetivo analisar historicamente as origens e justificativas do uso da moeda e da cobrança de juros, bem como conhecer a aplicação prática dos conceitos da matemática financeira em âmbito público e privado.
Objetiva ainda identificar produtos financeiros associando sua operação com os conceitos da matemática financeira, conhecer também a metodologia de apuração da inflação, coleta depreços e rentabilidade real.

* A origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos;

Antes do uso efetivo da moeda metálica como forma de pagamento, as transações "comerciais" ocorriam através da troca direta ou escambo de bens.
Ou seja, um produto pelo outro, sem que um bem específico servisse de padrão de referência ou meio de pagamento exclusivo.
Com opassar do tempo, certos bens passaram a ser mais regularmente aceitos como forma de pagamento, ou seja, preencheram uma das funções da moeda no seu sentido mais amplo.
Dentre outras evidências arqueológicas, descobriu-se que no Egito, que tinha uma agricultura próspera às margens do rio Nilo, inclusive com o uso do arado, e que dispunha das minas de ouro da Núbia, desenvolveu-se um sistema de pesose o uso de metais para transações no reino (e eventualmente também para recebimento de tributos de outros povos), possivelmente dois mil anos antes da idade cristã.
Além de farta evidência iconográfica nos monumentos egípcios de várias épocas, tais como pinturas com pesagem de argolas de ouro em balanças existem textos em escrita hieroglífica que mostram que a referência a quantidades de cobre ede prata em transações era freqüente. Ou seja, mais de dois milênios antes de Cristo já existia no Oriente Médio o conceito de “moeda” como meio de troca ou pagamento e como padrão de valor ou referência, com base em metal pesado.
No mundo moderno, a moeda de um país, no seu sentido mais amplo, tem três atributos básicos: é unidade de conta ou padrão de valor, ao qual são referenciados ospreços de todos os bens e serviços; é também meio de troca, servindo para a aquisição de bens e serviços e pagamentos de salários ou de dívidas, preenchendo a função de meio de pagamento; e, finalmente, constitui-se também em reserva de valor, podendo ser guardada como parte da riqueza ou poupança das pessoas.
Ao longo do tempo, o homem notou uma relação entre horizonte temporal e dinheiro,percebendo que o dinheiro perdia valor de acordo com o tempo, dessa forma a correção monetária deveria ser feita, aumentando o poder de compra do capital.
A ideia de juros pode ser atribuída aos primeiros indícios de civilizações existentes, fatos históricos relatam que, na Babilônia, comerciantes emprestavam sementes aos agricultores que, ao colherem a plantação, pagavam as sementes emprestadas mais umadeterminada parte da colheita.
As práticas financeiras eram utilizadas no intuito da acumulação de capital, as formas econômicas de movimentação dos capitais foram adaptadas de acordo com a evolução das sociedades. O escambo era utilizado porque não existia uma moeda de troca, o surgimento do dinheiro originou a criação de mecanismos controlados inicialmente por pessoas denominadas cambistas.Eles exerciam a profissão que hoje é atribuída aos banqueiros, sentados num banco, nos mercados, eles realizavam operações de empréstimo, que eram quitados acrescidos os juros e na organização de ordens de pagamentos para particulares. Dessa forma, os cambistas tinham seus lucros e comissões pelos serviços prestados.
Foram os bancos que contribuíram para o aprimoramento das técnicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matematica Financeira
  • matematica financeira
  • Matemática Financeira
  • Matemática financeira
  • Matematica financeira
  • matematica financeira
  • Matemática Financeira
  • Matemática Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!