Matemática financeira no ensino fundamental

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
[pic]
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CURSO DE MATEMÁTICA

Prof.ª Luciana Maralhas

TRABALHO DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

ELABORADO POR:

2008017089 – Elis Ângela Bilheiro Franco

NITERÓI
2010. | |2008017089 – Elis Ângela Bilheiro Franco

TRABALHO DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

NOVEMBRO, 2010.

A importância do ensino da matemática financeira no ensinofundamental para o entendimento do cotidiano.

Objetivos

Esse estudo tem como objetivo mostrar que a matemática financeira está mais presente na vida dos jovens que podemos imaginar. Eles estão sempre aplicando seus conceitos básicos no dia-a-dia, como o pagamento antecipado de uma mensalidade, a compra de uma roupa na liquidação, no acompanhamento do rendimento da caderneta de poupança, entreoutros. As ferramentas da Matemática Financeira são de extrema importância para o entendimento do cotidiano. Os conhecimentos da Matemática Financeira são fundamentais na formação do cidadão crítico, consciente de seus direitos e deveres. Mas infelizmente, ela não é muito divulgada no ensino fundamental e com isso acaba prejudicando a preparação dos alunos para o ensino médio, pois sem uma boa noção deporcentagem e de juros, eles não terão muita base para as matérias que irão ter nos próximos anos, como por exemplo, a P.A. e P.G.
Nos livros didáticos do ensino fundamental se fala pouco de porcentagem e juros e a maioria dos professores não dá tanta importância para esse assunto, deixando para dar essa matéria no final do ano letivo, mas não dão com tanta ênfase como ela merece, poisinfelizmente muitos não têm tal preparo para essa matéria.

Métodos e Resultados

Observando o pouco conteúdo ilustrativo e envolvente que há nos livros didáticos do ensino fundamental sobre a matemática financeira veio à idéia dessa pesquisa participante, juntamente com uma tendência construtivista, pois foco é voltado para o aluno e nas suas relações com o professor, o ambiente e o saber.É fazer com que essas informações sejam passadas adequadamente, explorando o lúdico, simulações de compras e vendas, preenchimento de cheques, histórias em quadrinhos, etc. Todos nós lembramos da quantidade de exercícios de matemática fizemos no colégio e que a maioria só serviu para detestarmos ou não entender ainda mais a matéria, eram centenas de exercícios com frações, números decimais,expressões imensas e completamente difícil de entender. Por que não atrelar esses cálculos a situações retiradas do cotidiano dos alunos? Por que não transformar uma conta do tipo 35,60 x 0,90 numa compra com desconto de 10%? Mostrar que a multiplicação de 46,80 x 1,10 pode ser feita como o cálculo do pagamento de 10% da gorjeta de um garçom.

Utilizar propagandas e jornais nas aulas irá fazercom que o cotidiano do aluno venha para sala de aula e isso vai dar vida aos conteúdos a serem trabalhados, com a ajuda dessas ferramentas, podemos despertar uma motivação, um senso crítico e talvez até mesmo o hábito da leitura, para que com isso seu vocabulário fique mais rico. Com esse material fica mais fácil elaborar os problemas, desenvolvendo atividades quem permitam que eles se envolvam maisainda com o assunto, mostrando que matemática financeira não é um bicho de sete cabeças.

Montar grupos de alunos para poder mistificar os conceitos de juros simples, juros compostos e fatores de correção, esse último, que nada mais é do que um número decimal que multiplicado por um valor inicial, permite a obtenção de um valor final. Usando como ferramenta de aprendizagem propagandas compreços de mercadorias, podemos trabalhar acréscimo ou reduções e através da divisão do preço final (FV) com o preço inicial (PV), vamos obter o fator de correção. Utilizando esses recursos do cotidiano, é mais fácil de entender como chegar aos percentuais de aumento ou de redução de valores, que vemos todos os dias como os reajustes da caderneta de poupança, impostos, liquidações ou até mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino da matemática no ensino fundamental
  • Conceitos Fundamentais De Matemática Financeira
  • Conceitos fundamentais de Matemática financeira
  • Projeto de matemática ensino fundamental
  • Matematica para ensino fundamental
  • Ciências e Matemática no ensino fundamental
  • Matemática do ensino fundamental
  • Matematica ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!