Matemática Financeira_2

2581 palavras 11 páginas
CURSO: ADM de EMPRESAS
TURMAS: 2NA e 2NB

DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA

TEMA 1 – TERMINOLOGIA / DIAGRAMAS DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS / JUROS X JUROS COMPOSTOS / JUROS SIMPLES

1- Terminologia

a. Valor Presente “VP” ou Valor Principal “P”: É o valor que dá início a uma operação ou transação financeira. Também expresso como Capital Inicial “C”, é o valor inicialmente aplicado. Também conhecido como: Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla “PV” nas calculadoras financeiras).

b. Valor Futuro: Representa o valor final da aplicação no instante “n”. É composto de capital mais os juros. Também conhecido como valor de resgate, Valor Futuro (VF) ou Montante (M).

c. n -> nº de períodos envolvidos na operação: Designa o tempo da aplicação, e deve estar de acordo com o mesmo período da taxa de juros.

d. i (i minúsculo) -> taxa de juros periódica: Vem do inglês interest (taxa). A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao pela utilização do capital, por um determinado período. Ela vem normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere:

8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).
10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).

Outra forma de apresentação da taxa de juros é a centesimal, que é igual a taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:

0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês).
0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre)

e. Juros “J”: É o valor que representa a remuneração ou premiação pela utilização do capital (ou principal), através da taxa “i”, empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.

f. Pagamentos “PMT”: Refere-se à amortização ou pagamentos periódicos de um financiamento ou empréstimo qualquer.

2- Diagrama das Operações Financeiras:

Para que uma operação financeira exista, é necessário a presença de dois agentes: o tomador e o financiador. O tomador de um

Relacionados