MATD P FREQU NCIA

1879 palavras 8 páginas
O que é um autor:( Michel foucalt) autor, é aquele que permite explicar a presença de certos acontecimentos numa obra ,como as suas transformações, deformações e modificações diversas, é o principio de uma certa unidade de escrita, o autor tem uma pluralidade do eus.
A função autor é característica de modo de existência, de circulação e de funcionamento de alguns discursos no interior de uma sociedade e desempenha hoje um papel predominante nas obras literárias.
Características:
Objecto de apropriação – surgiu a noção de propriedade desde que foi instaurado um regime de propriedade para os textos, direitos de autor, regras sobre a relação autor-editor e sobre os direitos de reprodução;
Atribuição – de uma obra a um nome. Não se exerce de forma universal e constante sobre todos os discursos.
Projecção/constituição do autor – consiste na identificação de forma legítima os autores de várias obras pela crítica religiosa e a crítica moderna. Na crítica religiosa, São Jerónimo apresenta quatro critérios para definir a função do autor: 1- valor constante: implica dizer que se entre vários livros de um autor houver um que seja inferior aos outros, é retirado da lista das suas obras, sendo desta forma o autor definido como um certo nível constante de valor; 2- Coerência conceptual: consiste na exclusão dos textos que estiverem em contradição de doutrina com outras o9bras de um determinado autor; 3- Estilística: são excluídas as obras que são escritas num estilo diferente das que se encontram habitualmente nas obras do autor, tratando assim o autor como uma unidade estilística.
Estes quatro critérios de autenticação definem as quatro modalidades que a crítica moderna põe em acção a função do autor.
Divisão/ distância/Pluralidade do Eus – refente a distância de espacial e temporal em que a obra é escrita e a pluralidade do “Eus”. Numa obra pode haver um “eu” que indica as circunstâncias; outro “eu” que analisa a demostração e ainda um terceiro “eu” que fala do significado

Relacionados