Mata ciliar

Páginas: 8 (1872 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
ARACELIS RUMOR OEDMANN





MATA CILIAR DO RIO ÁGUA VERMELHA




Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geociências.
Disciplina de Prática de Campo III











PONTA GROSSA
2013
Introdução

A mata ciliar protege a vida dos rios e conseqüentemente protege a vida e todos que dependem dele. Essa interação é benéficaa todos. Ou seja, a mata ciliar é parte fundamental de um ecossistema. Define-se como mata ciliar aquela vegetação característica de margens ou áreas adjacentes a rios e córregos. A partir destas considerações é possível afirmar que a mata ciliar é o conjunto de árvores, arbustos e capins que crescem as margens dos rios, lagos, córregos, e nascentes. Ela é considerada a área de preservaçãopermanente é obrigatória por lei.Para Santos (1987) a mata ciliar ”possui várias denominações: floresta beirario, ribeirinha, ripária, retícula, floresta de galeria e ciliar”.
O Instituto Ambiental do Paraná (2004) afirma que mais importante que os rios para a sobrevivência dessa vegetação, é a mata ciliar para a conservação dos rios e dos animais. Ela funciona como um obstáculo contra o assoreamentodos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos d' água ou torná-los barrentos, dificultando a entrada de a luz solar, necessária para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes. Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia deuma vez só no rio, e assim evita as enchentes. A água das chuvas também pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo. A vegetação também retém uma parte destas substâncias, evitando a contaminação dos rios que protege.
A mata que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que possa se reproduzirali e também se alimentar dessas plantas. Esses animais também podem utilizá-la como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzar campos cultivados e, com isso, arriscar a vida. Os peixes também acabam servindo-se das árvores, que fornecem alimento e criam na região do rio um clima no qual são menores as variações de temperatura.



Justificativa


Todos os seres vivosnecessitam de água para sobreviver e que este recurso natural, está cada vez mais ameaçado devido à retirada das matas ciliares e a ocupação indevida das margens dos rios. As matas denominadas ciliares devem ser preservadas, pelo homem, pois ela e responsável por fornecer alimentos a fauna e principalmente a preservação das águas evitando erosões causando assoreamento que já esta sendo uma dascausas da falta de água no planeta. Margens desprotegidas sofrem maior efeito erosivo permitindo escoamento de partículas do solo, restos culturais e ate mesmo produtos químicos para os cursos d água. A mata ciliar protege a vida dos rios e consequentemente protege a vida de todo que dependem dele, ou seja, a mata ciliar e a parte funda mental de um ecossistema.
A agropecuária tanto familiar comoem grande escala e uma das causas do assoreamento dos rios. O rebanho pisoteia a costa dos rios destruindo a vegetação costeira deixando a beira dos rios desprotegida, as grandes chuvas, ecoa as partículas para o leito dos rios.
A agricultura também causa a destruição da mata ciliar, com a demanda cada vês maior de alimentos os agricultores avançam com a lavoura mais próximas dos rios causandosérios riscos, como a contaminação por conta de fertilizantes e outros produtos químicos usados no combate de pragas e ervas daninha matando a mata rasteira e também todo o ecossistema.
A ocupação indevida nas margens dos rios é outro fator agravante do meio ambiente, pois além das construções os dejetos orgânicos, sólidos e líquidos, e outros materiais imprestáveis que acabam escorregando e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mata ciliar
  • O Que Mata Ciliar
  • mata ciliar
  • Matas ciliares
  • Mata ciliar
  • Mata ciliar
  • mata ciliar
  • mata ciliar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!