MATA ATL NTICA EM ALAGOAS

820 palavras 4 páginas
MATA ATLÂNTICA EM ALAGOAS

CAPÍTULO I

A Mata Atlântica teve um conceito consensual a pouco tempo, desde 1988 com a promulgação da Constituição Federal, a Mata Atlântica recebeu status de ‘patrimônio nacional’, mas só em 1992 que foi estabelecido o conceito de Domínio Mata Atlântica.
De acordo com a definição atualmente aceita, a Mata Atlântica ocorre hoje sobre áreas de 17 estados brasileiros, nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, sendo ocupada pelas seguintes formações florestais: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual, Manguezais, Restingas, Campos de Altitudes, Brejos de Altitudes e Encraves Florestais do Nordeste.
Em virtude das diferenças climáticas entre as regiões, a Mata Atlântica apresenta-se como um conjunto bastante diversificado de ecossistemas florestais, os quais têm como fator comum mais relevante a umidade, condicionada principalmente pela influência de massas de ar provenientes do Oceano Atlântico.
Dos 15% aproximadamente de área abrangida no território nacional pela Mata Atlântica, hoje restam apenas cerca de 7,6% da área original.
A Mata Atlântica, ocupa apenas 7% da superfície do planeta, mas ainda assim abriga aproximadamente a metade das espécies existentes. Essa diversidade deve-se principalmente à presença de uma classe de animais muito diversificada: os insetos.
Além da grande diversidade, a Mata Atlântica, possui um alto grau de endemismo. Entre os centros de endemismos localizados ao longo da faixa atlântica, a região nordestina que se estende ao norte do São Francisco, denominada centro Pernambuco, é a menos conhecida e uma das mais ameaçadas.
A biodiversidade é um bem muito valioso e, portanto, a Mata Atlântica é extremamente valiosa como recurso potencial. Plantas e animais da Mata Atlântica, que possuem propriedades medicinais e vêm sendo usados tradicionalmente, estão neste momento correndo o risco de desaparecer

Relacionados