MAT30112009204135

729 palavras 3 páginas
Pilares do pensamento cientifico
Um cientista jamais pode contrariar estes princípios:
1. O principal objetivo da ciência é descrever a natureza.
2. Principio do Uno, ou seja, a ciência é única, pois a natureza é uma só.
3. Basta que apenas um fato novo seja observado e comprovado para que a ideia teórica seja modificada ou destruída.
4. Nunca usar o sobrenatural e metafísico para descrever a natureza.
Método Científico

Os termos "modelo", "hipótese", "lei" e "teoria" têm significados diferentes em ciência e na linguagem coloquial. Os cientistas usam o termo modelo significando a descrição de algo, especificamente algo que possa ser usado para fazer predições que possam ser testadas por experimento ou observação. Uma hipótese é uma contenção que (ainda) não foi bem embasada nem provada através de experimento. Uma lei física ou uma lei da natureza é uma generalização científica baseada em observações empíricas.

A palavra teoria é mal entendida particularmente pelos não profissionais. O uso comum da palavra "teoria" refere-se a idéias que não possuem provas firmes ou base; diferentemente, os cientístas geralmente usam essa palavra para referirem-se aos corpos de idéias que fazem predições específicas. A teoria da gravitação universal de Newton é um corpo de idéias que permite ao cientista explicar por que uma maçã cai e fazer predições sobre outros objetos que caem.

Uma teoria especialmente frutífera que tem sobrevivido ao teste do tempo e tem uma grande quantidade de evidências apoiando-na é considerada como "provada" no sentido científico. Alguns modelos universalmente aceitos tais como a teoria heliocêntrica e a teoria atômica estão tão bem estabelecidas que é impossível imaginá-las como sendo falsas. Outras, tais como a relatividade, o eletromagnetismo e a evolução biológica têm sobrevivido a testes empíricos rigorosos sem serem contraditos, mas não há garantia de que elas não serão um dia suplantadas. Teorias mais recentes tais como a teoria da rede

Relacionados