MAT17092010172956

15220 palavras 61 páginas
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 4O SEMESTRE.
PROFESSOR: JARI KARDEC P. OLIVEIRA
DISCIPLINA: Didática

Texto 1
DIDÁTICA: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA

A retrospectiva histórica da Didática abrange duas partes: na primeira é abordado o papel da disciplina antes de sua inclusão nos cursos de formação de professores a nível superior, compreendendo o período que vai e 1549 até 1930; a segunda parte procura reconstituir a trajetória da Didática a partir da década de 30 até os dias atuais.
São destacados os aspectos sócio-econômicos, políticos e educacionais que servem de pano de fundo para identificar as propostas pedagógicas presentes na educação, bem como os enfoques do papel da Didática.

1. Primórdios da Didática: O período de 1549 / 1930
Os jesuítas foram os principais educadores que quase todo o período colonial, atuando, aqui no Brasil, de 1549 a 1759.
No contexto de uma sociedade de economia agrário-exportadora-dependente, explorada pela Metrópole, a educação não era considerada um valor social importante. A tarefa educativa estava voltada para a catequese e instrução dos indígenas, mas, para a elite colonial, outro tipo de educação era oferecido.
O plano de instrução era consubstanciado no Ratio Studiorum, cujo ideal era a formação do homem universal, humanista e cristão. A educação se preocupava com o ensino humanista de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida de Colônia. Esses eram os alicerces da Pedagogia Tradicional na vertente religiosa que, de acordo com SAVIANI (1984, p. 12), é marcada por uma “visão essencialista de homem, isto é, o homem constituído por uma essência universal e imutável”. A essência humana é considerada criação divina e, assim, o homem deve se empenhar para atingir a perfeição, “para fazer por merecer a dádiva

Relacionados