Mat ria do Thiago PRONT SSIMA E LINDAAAAAAAAA

1157 palavras 5 páginas
O Massacre de Eldorado de Carajás e a cobertura jornalística da época.

Um confronto entre polícia e sem terras deixou 19 mortos e mais de 70 feridos em Abril de 1996. O Massacre de Eldorado de Carajás como ficou conhecido marcou a cobertura jornalística no Brasil. Essa história ganhou repercussão internacional, e deixou marcas no nosso país. Numa ação policial para a retirada dos manifestantes que haviam interrompido uma rodovia no sul do estado para reivindicar desapropriação de terras na região, os policiais militares receberam ordem para disparar contra aqueles. O caso não só teve grande destaque na mídia brasileira como repercussão na mídia internacional que destacava “a mais bárbara chacina de trabalhadores sem-terra já cometida no país”.

Manifestaram-se pelo direito de ter um pedaço de terra, onde fincar suas raízes, produzir alimentos e escrever suas histórias. Eventos como estes geram notícias e “redem” imagem na mídia, principalmente pelo impacto e conflito que apresentam.
No ano de 1996, o MST marcou tanta presença no espaço público brasileiro que foi, inclusive, captado pela TV Globo na novela “O Rei do Gado”, de autoria de Benedito Rui Barbosa. A novela abordou o tema da reforma agrária e do MST. Isto aumentou ainda mais a visibilidade pública do Movimento, inclusive dentro do próprio Movimento.

O dia 17 de abril foi transformado num marco de referência das ações do MST em todo o país, tornando o mês um período de intensa mobilização. Uma marcha surge então para simbolizar os dias do massacre. A marcha foi repetida em outros anos, ora em nível nacional ora em nível regional ou estadual, sempre chamando a atenção para as reivindicações do MST que agora eram acrescidas da exigência de justiça pelos trabalhadores mortos no “Massacre de Eldorado dos Carajás”. As ações noticiadas são signos que, na semiose infinita, ganham novas interpretações e sentidos. Ao ocupar terras e realizar outras ações, que normalmente são consideradas “fora da lei”, o

Relacionados