Matéria e suas transformações

Páginas: 9 (2026 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Matéria e suas transformações

A matéria pode ser definida como sendo tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ela é formada por pequenas partículas, designadas átomos e esses podem se unir de várias maneiras, formando as moléculas. Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno, e eles são classificados em fenômenos físicos e químicos. Fenômenos Físicos: a substância pela qual a matéria é formada não passa por transformação alguma, ou seja, não passa por mudanças. Sendo assim, sua forma, seu tamanho, sua aparência, podem mudar, mas não sua composição. 

Fenômenos Químicos: a composição da matéria passa por mudanças, ou seja, uma ou mais substâncias se alteram dando origem a compostos diferentes. 
Mas como saber se uma determinadamatéria passou por alguma transformação química. É fácil! A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos: 

Classificação da matéria

A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que se classificam em: substâncias e misturas. 
As substâncias se diferem em dois tipos, de acordo com suas composições: 

Substâncias simples:essas apresentam apenas um elemento, ou seja, apenas um tipo de átomo que pode estar agrupado em moléculas ou isolado. 
Exemplos: Hidrogênio (H2) e Hélio (He). Repare que o nome da substância simples pode ser o mesmo do elemento que a constitui ou pode ser diferente, como é o caso do Gás Ozônio (O3). 

Substâncias compostas: também chamadas de compostos, essas substâncias são formadas por maisde um elemento químico. 

Misturas: quando a molécula apresenta mais de uma substância pura é chamada de mistura. A água oxigenada é um exemplo, pois ela contém água (H2O) e peróxido de hidrogênio (H2O2). As misturas podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas. 

Misturas homogêneas: essas misturas apresentam uma única fase. Quando misturamos água e álcool, nem com o auxílio deum microscópico poderíamos ver a separação dos dois líquidos, dizemos então que a mistura possui uma só fase, ou seja, é uma mistura homogênea. 

Misturas heterogêneas: são misturas que apresentam mais de uma fase, temos o exemplo da água e do óleo quando se misturam. Seria fácil perceber nesse caso, o aspecto visual heterogêneo - a água se separa completamente do óleo - sendo assim, a misturase torna heterogênea porque vemos nela duas fases.

Mistura Eutética e Mistura Azeotrópica

Uma mistura eutética tem o comportamento igual ao de substâncias puras quando submetidas à fusão, apesar de serem formadas por dois elementos ou compostos distintos. O nome da mistura vem do grego eutekos = facilmente fundida. Em se tratando de fusão, logo percebemos que diz respeito à substânciassólidas. 

O melhor exemplo de misturas eutéticas são as ligas metálicas como a solda, o bronze, entre outras. Para quem não sabe, o bronze é obtido através da mistura eutética de cobre (Cu) e estanho (Sn), e a solda é uma liga de estanho e chumbo (Pb). 

As misturas azeotrópicas se caracterizam pelo comportamento diferenciado quando submetidas à ebulição.
Em se tratando da mistura azeotrópica,esta se comporta como se fosse substância pura em relação à ebulição, apesar de ter em sua composição duas substâncias diferentes. A temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição (PE constante). 

Processos de Separação de Misturas

Separação magnética - Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e,principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímãs, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda. 
Separação por sublimação - A sublimação é a passagem direta de sólido a gás que sofrem algumas substâncias como o iodo, em determinadas condições de pressão e temperatura. A sublimação pode-se aplicar às soluções sólidas e às misturas, sempre uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transformações da matéria
  • Transformações da matéria
  • Transformações da Matéria
  • Transformações da Matéria
  • A matéria e suas transformações
  • transformaçoes das materias
  • A energia e as transformações da matéria
  • Estados físicos da materia e suas transformações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!