Matéria da 10ª classe

Páginas: 30 (7478 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
História
A palavra historia, é de origem grega, e significa averiguação ou investigação do conhecimento; com o andar dos tempos passou também a designar relato ou narração dos acontecimentos.
A história é diferente da Estória, que é uma invenção ou fruto da imaginação do homem (escritores), enquanto a história é uma ciência que estuda os factos que realmente aconteceram.
O objecto de estudo dahistória é o homem, ou melhor, os homens no tempo. Sendo assim a história é a ciência que estuda a vida do homem ao longo do tempo.
A história dá aos factores humanos a sua dimensão no tempo; fornece os antecedentes e os dados de um grande número de problemas actuais; proporciona o sentido da continuidade; desenvolve o espirito critico e de reflexão; permite conhecer melhor o homem e ensina arelatividade das coisas.
Actualmente a história não se interessa apenas pelo passado, mas também pelo presente.
Hoje, para nós podermos viver com as comodidades que desfrutamos (transportes, comunicações e saúde), para nós podermos ter acesso a cultura e a participação na vida política, outros homens antes de nós trabalharam, lutaram, inventaram e progrediram.
O papel ou função da história nasociedade é de informar e sobretudo, formar e educar as novas gerações no sentido de conservarem e respeitarem os valores históricos, morais cívicos e culturais dos nossos antepassados.

Fontes Históricas
As fontes históricas ajudam a conhecer a vida do homem no passado, pois constitui um método de se estudar a história, funcionando como suporte principal, ou seja não se pode contar história semfontes.
As fontes podem ser: Materiais; Escritas e orais.
Fontes Materiais – são ruinas de construções antigas, utensílios domésticos, armas, esculturas, barcos, moedas que os homens utilizaram nos tempos antigos.
Fontes Escritas – são todos os documentos escritos quer sejam cartas, contratos, livros, leis, lista de impostos, etc.
Fontes Orais – são narrativas transmitidas oralmente degeração a geração.
O historiador, no seu método científico, investiga, critica e seleciona os documentos com o objectivo de descobrir a verdade histórica.
Deve-se investigar profundamente, criticar e comparar com as outras versões de um mesmo tema e selecionar com toda segurança aquilo que é digno de servir como fonte para a história.

As Ciências Auxiliares da História
Existem muitas ciênciasauxiliares da história que são: Arqueologia; Geografia; Antropologia; Etnologia; Epigrafia; Linguística. Apenas destacaremos três a saber:
Arqueologia – estuda os restos das civilizações passadas enterradas no solo. Ex: Cemitérios; Habitações; ossos de animais; Esqueleto de um ser humano, etc.
Linguística – estuda as línguas e permite estabelecer o seu grau de parentesco e provar que um grupo delínguas tem uma origem comum.
Ex: o povo Bantu
Antropologia – estuda os aspectos da vida cultural e material das sociedades, desde o tipo de vestuário, de rituais religiosos; de danças; dos utensílios e a habitação. Permitindo estabelecer comparação entre as diferentes sociedades actuais com as sociedades do passado.

A Periodização
O historiador tem de localizar no espaço (lugar, região, país,continente) e no tempo (dia, mês, ano, século, era). Estes são postos pela ordem que ocorreu e estabelecidos numa escala, o calendário.
Na antiguidade, a forma de datar os acontecimentos variava conforme as civilizações. Assim, enquanto uns povos contavam o tempo tendo como ponto de referência acontecimentos relevantes da sua história
Os antigos egípcios contavam o tempo a partir do reinado desteou daquele faraó; os Gregos contavam a partir dos primeiros jogos olímpicos; os Romanos a partir da fundação da cidade de Roma. Nos países de tradição cristã, utiliza-se o nascimento de cristo para localizar e medir o tempo. Fala-se assim, de anos, décadas, séculos e milénios «antes de Cristo» a.c e «depois de Cristo» d.c
Periodização – é o limite de um período para outro; a passagem do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matéria da veja sobre a classe c
  • Vidros metálicos: uma nova classe de materias
  • Sistema de Atribuição de Vagas aos alunos que transitam das 7ª e 10ª classes
  • Algumas dificuldades que apresentam os alunos da 10ª classe do ensino secundário na aprendizagem dos conceitos...
  • Classes
  • Classes
  • Classe a
  • Materias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!