Mastite e a composição química do leite

Páginas: 11 (2567 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Influência da mastite na composição química do leite

A mastite é considerada a principal doença dos rebanhos leiteiros, é definida como uma inflamação da glândula mamária em resposta à invasão bacteriana. Quando presente, o leite apresenta qualidade inferior e diminui o rendimento dos seus subprodutos. Além disso, pode influenciar no aumento do número de células somáticas.
Células somáticassão todas as células presentes no leite, que incluem as células originárias da corrente sangüínea como leucócitos e células de descamação do epitélio glandular secretor. Os leucócitos, em sua maioria, são mobilizados da corrente sangüínea para o tecido mamário diante de alterações na permeabilidade capilar. O aporte destas células se intensifica na quarta semana pré-parto, diminuindo gradativamenteaté uma semana pós-parto. Na secreção láctea de vacas com infecção intramamária, ocorre um aumento no número de células de defesa passando a predominar neutrófilos, seguidos por macrófagos, linfócitos e o número de células epiteliais permanece inalterado.
As infecções da glândula mamária podem apresentar-se sob duas formas de apresentação, a clínica e a subclínica. A mastite clínica apresentasinais mais evidentes de manifestação da doença, tais como edema, aumento de temperatura, endurecimento e dor na glândula mamária e, ou, aparecimento de grumos, pus, ou qualquer alteração anormal no leite. Já a forma subclínica da enfermidade não promove sinais visuais de alteração da glândula mamária, é normalmente a mais prevalente sendo responsável por aproximadamente 70% das perdas, podendoreduzir a secreção de leite em até 45%. Os microrganismos envolvidos na etiologia da mastite bovina podem ser classificados em patógenos “maiores” e “menores”. Na primeira categoria estão incluídos os agentes que provocam maiores CCS, alterações significativas na composição do leite e, conseqüentemente, grande impacto econômico. Os principais patógenos “maiores” são os Staphylococcus aureus,Streptococcus agalactiae, coliformes, estreptococos, enterococos, Pseudomonas sp., Actinomyces pyogenes e Serratia sp.. Estafilococos coagulase negativos e Corynebacterium bovis são considerados patógenos “menores” e promovem inflamação moderada com CCS de no máximo 2 a 3 vezes superior a dos quartos sadios.
A contagem de células somáticas é influenciada por vários fatores, mas especialmente pelapresença de infecções intramamárias, tornando-se um indicador bastante confiável de sanidade da glândula mamária. Outros fatores que podem interferir na CCS são a época do ano, raça, estágio de lactação, produção de leite, número de lactações, estresse causado por deficiências no manejo, problemas nutricionais, efeito rebanho, condições climáticas e doenças intercorrentes.
A CCS no leite de animaisindividuais ou de tanque é uma ferramenta valiosa na avaliação do nível de mastite subclínica no rebanho, na estimativa das perdas quantitativas e qualitativas de produção do leite e derivados, como indicativo da qualidade do leite produzido na propriedade e para estabelecer medidas de prevenção e controle da mastite.
A CCS já é utilizada há muito tempo em países desenvolvidos, como forma de melhorara qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. Com isso, o Brasil vem adotando sistemas de pagamento do leite por qualidade e um dos parâmetros analisados é a CCS.
Altas CCS (acima de 200.000cel/mL) ocasionam diversas mudanças na composição do leite, afetando sua qualidade, pois alteram a permeabilidade dos vasos sangüíneos da glândula e reduzem a secreção dos componentes do leitesintetizados na glândula mamária (proteína, gordura e lactose) pela ação direta dos patógenos ou de enzimas sobre os componentes secretados no interior da glândula, também ocorre aumento nas concentrações de sódio, cloro e proteínas do soro. A presença de altas CCS no leite afeta também o tempo de prateleira dos derivados e reduzir o rendimento dos produtos lácteos, causando enormes prejuízos à indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Composição do leite
  • Composição do Leite
  • Composicao quimica
  • composição quimica
  • Composição química
  • composição quimica
  • Composição quimica
  • Composição Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!