massagem classica para manutensão da saude e prevenção da doença

932 palavras 4 páginas
MASSAGEM CLASSICA

O homem utiliza a massagem como recurso terapêutico desde os tempos pré-históricos. A utilização da massagem na prática médica foi descrita por Homero em 1200 a.C. e por Hipócrates em 460 a.C. Era usada nos banhos gregos e romanos para assegurar saúde e beleza.

Definição

A etiologia da palavra masage é derivada de várias raízes, como o termo grego massein, que se traduz como amassar, ou o termo árabe mass, que significa palpar.
Em 1932, John S. Coulter (1885-1949) disse: "Massagem consiste em um grande número de manipulações dos tecidos e órgãos do corpo, com finalidades terapêuticas".
Em 1952, Gertrude Beard (1885-1971) escreveu que massagem "é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo; estas manipulações são efetuadas com maior eficiência com as mãos e são administrados com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervosos, muscular e respiratório e sobre a circulação sanguínea e linfática".
E ainda, no significado literal, substantivo feminino. Compressão metódica e rítmica de parte do corpo para melhorar a circulação, ou para se obter outros efeitos terapêuticos.

Condições para a Realização de uma Terapia Eficiente

A execução da massagem exige condições básicas como: conhecimento de anatomia, histologia e fisiologia da pele; conhecimento profundo das manobras a serem realizadas, suas indicações e contra-indicações, direção, pressão, velocidade, ritmo, frequência e duração; posicionamento adequado do cliente e terapeuta; avaliação dos sinais e sintomas como também da anamnese do cliente, possibilidade de utilização de lubrificantes; limpeza e higiene são imprescindíveis.

Os Efeitos da Massagem Clássica

Os efeitos fisiológicos da massagem clássica podem ser divididos em mecânicos e fisiológicos.

Efeitos Mecânicos drenagem do sangue venoso e da linfa; hiperemia local; mobilização dos tecidos tratados; estímulo de funções viscerais; aumento da

Relacionados