Massagem clássica masculina

Páginas: 8 (1756 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Massagem Clássica Masculina
Massagem terapêutica do mundo ocidental, que compreende as seguintes manobras: deslizamento superficial e profundo, amassamento, fricção, percussão e vibração. As manobras são realizadas sobre a pele com a utilização de óleo. É necessário o desnudamento da parte do corpo a ser trabalhada.
INDICAÇÕES: Alterações de tecidos conjuntivos, alterações musculares (tensão,perfusão, metabolismo), alterações do retorno venoso e linfático periférico (edemas), alterações neurológicas de origem periférica (compressões, paralisias e paresias transitórias).
BENEFÍCIOS: Relaxamento muscular, aumento da circulação sangüínea, alívio da dor, prevenção de deformidades, alívio do estresse (Massagem... 2011).

Movimentos e manobras de massagem
Pétrissage
Várias técnicas seincluem sob a denominação geral de pétrissage (do francês, significando pressão, amassar). Essencialmente, estas técnicas envolvem a aplicação de pressão aos tecidos em forma de amassamento. As técnicas podem ser realizadas com uma das mãos, ou com ambas, simultaneamente. Quando a técnica é efetuada com as duas mãos, uma reforça a outra (Domenico & Wood, 1998).
Para executá-la, a mão toma formadiferente conforme a região a massagear seja mais ou menos extensa em superfície, mais ou menos musculosa, de forma arredondada etc. Se a pressão for aplicada sobre uma região pouco musculosa, mas rica em bainhas tendinosas, ela será feita com a polpa dos polegares que, ao comprimir, podem penetrar facilmente nos interstício dos tendões e seguir as ranhuras intertendinosas (Boigey, 1986).
Pressãoé transmitida às estruturas subjacentes. Portanto, pode afetar os tecidos profundos como superficiais (Cassar, 2001).

Amassamento
Apenas os autores mais recentes descrevem o amassamento como uma técnica isolada; outros autores usavam o termo pétrissage para descrever o movimento, que era muito similar em muitos aspectos ao amassamento como atualmente o conhecemos (Domenico & Wood, 1998).
Oamassamento é aplicável somente às regiões providas de massas musculares volumosas (braços, coxa, nádegas, perna, nuca, parede abdominal etc.). Consiste em prender os tegumentos, os músculos, e por vezes os órgãos subjacentes, elevá-los, depois desloca-los transversalmente, executando o inicio de um movimento de torção (Boigey, 1986).
Embora seja também um movimento de compressão, o amassamentodifere da compressão no sentido de os tecidos serem levados e afastados das estruturas subjacentes, em vez de rolados sobre elas. O amassamento é aplicado entre os dedos de uma mão e o polegar da outra, e os tecidos são simultaneamente erguidos e retorcidos de leve, no sentido horário ou anti-horário. Depois, a pressão é liberada e a posição das mãos investidas. Desse modo, a manobra é executadacom alternância da posição de pressão das mãos: uma vez que os dedos esquerdos e o polegar direito tenham comprimido os tecidos, são substituídos pelos direitos e pelo polegar esquerdo para a próxima compressão. A técnica é mais apropriada para os músculos maiores, como os dos membros inferiores, da região lombar inferior, da região dos glúteos e dos braços (Cassar, 2001).

Fricção
As descriçõespara a fricção revelam grande confusão entre os praticantes desta forma de massagem. Kleen (1921) e Mennell, ao contrário de outros autores, usavam o plural “fricções”, embora não concordassem quanto à pressão exercida. Kleen preconizava que a pressão devia ser bastante intensa, e Mennell dizia que a pressão devia ser leve, progredindo lentamente para maior intensidade, dependendo das condiçõespresentes. Hoffa afirmava que a pressão procura penetrar mais profundamente; Mitchell e Kellogg diziam que ela deve ser moderada (Domenico & Wood, 1998).
Distingue-se do afloramento porque, enquando nesta última operação a mão desloca-se em relação ao tegumento externo, na fricção ela é aplicada sobre ele, aderindo e somente deslocando-se nos limites onde a lassidão da hipoderme permite ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Massagem Clássica
  • Massagem classica
  • Massagem classica
  • massagem classica
  • Massagem classica
  • Tecnicas De Massagem Massagem Classica 2015
  • Apostila de Massagem Clássica
  • A massagem clássica ocidental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!