Massagem ayurvédica

Páginas: 14 (3428 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2012
1. Significado de Ayurvédica
Em sânscrito, AYUR significa vida (combinação entre corpo, mente, alma e sentidos) e VEDA significa conhecimento ou ciência da vida humana. Além do corpo físico, temos a mente que além de controlar os movimentos, controla os pensamentos, com o objetivo de em conjunto executarem o bom funcionamento do sistema fisiológico, e a mente usar as informações vindas dossentidos. Neste sentido, contribui-se para o vem estar e saúde do indivíduo. Para esta ciência, a existência de outra forma além do corpo físico, é evidente através da Alma, que ao longo das reencarnações é sempre imutável, ao contrário do corpo físico.
Ayurvédica é o nome dado ao conhecimento médico que se desenvolveu na Índia há cerca de 6 mil anos, fazendo da mesma um dos mais antigos sistemasmedicinais da humanidade. Continuando a ser a medicina oficial da Índia e de outros países orientais, tendo-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz à medicina tradicional, “mostrando a restrita união entre a vida fisiológica e psíquica.
A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois os seus princípios e estudos serviram de base ao desenvolvimento da medicina tradicionalchinesa, árabe, romana e grega.
Existia um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos, cujo objectivo foi criar uma medicina barata que pudesse atender as suas populações muito pobres e gigantescas, deste modo existe na medicina japonesa conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.
AAyurvédica, sendo uma ciência integral, como um todo, considera que a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Neste sentido, ao detectar-se pequenos desequilíbrios, os mesmos tendem a aumentar com o passar do tempo, caso não sejam corrigidos, dando origem à doença muito antes desta ser percepcionada.
A Ayurvédica vê a doença muito além de ser umamanifestação de sintomas que possam ser desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida.

2. A Medicina Ayurvédica
A Medicina Ayurvédica e os Doshas
As funções básicas dos Doshas, podem ser descritas da seguinte forma:
* O Dosha Vata é o princípio dominante no corpo controlando o movimento;
* O Dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão;
* O Dosha Kapha é responsável pelaestrutura física e o equilíbrio dos fluídos.
Cada célula do corpo precisa conter esses três princípios a fim de sustentar a vida.
É necessário o corpo humano possuir:
* o Vata para o movimento, de forma a poder respirar, para a circulação sanguínea, para a deslocação dos alimentos através do aparelho digestivo, e para o envio dos impulsos nervosos ao cérebro e a partir dele.
* o Pitta para aassimilação e processamento dos alimentos, do ar e da água através dos diversos sistemas do corpo.
* o Kapha, ou estrutura, para a manutenção da células com o objectivo de estas ficarem juntas e formarem os músculos, a gordura, os ossos e o tecido conjuntivo.

Na constituição Humana e para o seu próprio sustento, precisa-se de diferentes proporções de Doshas, haverá em cada indíviduocaracterísticas dominantes de um dos Doshas.
Ao identificar e compreender seu tipo de corpo, você pode colocar sua alimentação, sua rotina diária e até mesmo seu comportamento casual em perfeita harmonia com sua fisiologia como um todo - e você começa a ter acesso a suas reservas internas de energia. Vamos examinar mais de perto as características dos três tipos de corpo.
VATA
Vata é o princípio quegoverna o corpo. A influência de Vata num Ser Humano individual pode ser comparada como se fosse o vento na natureza. Como o vento, o Vata está sempre a movimentar-se, tendendo a ser rápido, frio, seco, áspero e leve. As pessoas que são tipos Vata são dominadas por essas qualidades.
Características do tipo Vata:
• A constituição física é leve e magra
• Executa as atividades rapidamente
•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à massagem ayurvédica
  • Ayurvedica
  • Massagem
  • Massagem
  • Massagem
  • Massagem
  • massagem
  • Massagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!