Massafeira livre: o álbum dos anos dourados da música cearense

4576 palavras 19 páginas
MASSAFEIRA LIVRE: O ÁLBUM DOS ANOS DOURADOS DA MÚSICA
CEARENSE

Herbsten Sousa Silva1

RESUMO:
Na cidade de Fortaleza – CE, nos dias 15, 16, 17 e 18 de março de 1979, é realizado, no Theatro José de Alencar o Festival de Amostragem de música cearense int itulado Massafeira Livre. O evento reuniu mais de uma centena de artistas entre músicos, instrumentistas, cantores e compositores cearenses. Este artigo pretende analisar, através da revisão bibliográfica, os motivos que levaram os artistas universitários a mostrar, através da música, alguma insatisfação daquele momento e, também, entender se essa música contestava algum modo de censura ou repressão e se veio contribuir para algumas mudanças no contexto social. Este evento culminou com a gravação do álbum duplo MASSAFEIRA LIVRE. O álbum só foi lançado em 1980.

Palavras-chave: artistas; massafeira; música; pessoal do Ceará.

O cenário político brasileiro da década de 1970 estimulava os jovens a apresentarem um novo modelo de cultura onde ressaltasse, principalmente através da música, a liberdade e a valorização da cultural regional, mais especificamente em Fortaleza – Ceará.
Assim nasce o Festival de Amostragem Massafeira Livre - uma feira livre de manifestações artísticas, realizado nos dias 15, 16, 17 e 18 de março de 1979 no Theatro José de Alencar .
Indicado como um marco da cultura cearense, o Massafeira serve como exemplo de organização social e cultural para jovens artistas, porém não existe um estudo específico sobre esse movimento, mostrando sua est rutura e quais as estratégias utilizadas para o sucesso desse festival. Pretende-se aqui analisar os motivos que levaram os artistas universitários a mostrar, através da música, alguma insatisfação daquele momento e, também, entender se essa música contest ava algum modo de censura ou repressão e se veio contribuir para algumas mudanças no contexto social.
Entre alguns artistas cearenses, principalmente músicos e compositores, existe

Relacionados