Massa Específica e Massa Unitária do Cimento

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
DETERMINAÇÃO DE MASSA ESPECÍFICA DO CIMENTO
MASSA UNITÁRIA DO CIMENTO
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO


1. OBJETIVO

Estes experimentos têm como objetivo determinar a massa específica do cimento CP II F-32 através de ensaios utilizando o frasco volumétrico de “Lê Chatelier” conforme previsto na norma NM 23:2000 (em substituição a norma NBR 6474:1984, cancelada em 1998),determinar a massa unitária do cimento e por último realizar teste de qualidade de finura do cimento, afim de verificar a adequação da amostra a norma NBR 11579:2012 (em substituição a norma 9202:1985, cancelada em 2012).

2. INTRODUÇÃO

O ensaio de determinação da massa específica ou densidade absoluta consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento (sem considerar os vazios entreos grãos), visando conhecer a proporção do cimento nas massas de concreto, facilitando o cálculo da quantidade de cimento na produção da massa, ensaio esse especificado pela norma NM 23: 2000. Já o ensaio de determinação da massa unitária consiste em especificar o volume da amostra do cimento, mas desta vez levando-se em consideração os vazios existentes entre os grãos.
Por último, o ensaio definura tem por finalidade analisar o tamanho dos grãos de cimento. A finura, mais precisamente a superfície específica do produto, é o fator que determina a velocidade da reação de hidratação do mesmo e tem também sua influência comprovada em muitas qualidades de pasta, das argamassas e dos concretos. O aumento da finura melhora a resistência, diminui a exsudação e outros tipos de segregação,aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos.
A importância desses tópicos na atividade prática decorre da necessidade de se conhecer as especificidades dos materiais constituintes do concreto, a fim de se compor, ao final do processo, sua eficiente e necessária dosagem e assim garantir seu padrão técnico-qualitativo.
Portanto, os processos experimentais apresentadosobjetivam demonstrar os resultados obtidos nos ensaios e assim possibilitar suas análises.
3. MATERIAIS UTILIZADOS

3.1. MASSA ESPECÍFICA DO CIMENTO
- Frasco volumétrico de Lê Chatelier
- Funil de Vidro
- Espátula
- Amostra de 60g de cimento CP II F-32
- 250ml de querosene
- Recipiente cerâmico para pesagem do cimento
- Balança de precisão de 0,01g
- Pincel médio de náilon

3.2. MASSAUNITÁRIA DO CIMENTO
- Caixote metálico de 20L
- Pá metálica
- Cimento CP II F-32
- Régua
- Balança

3.3. FINURA DO CIMENTO
- Amostra de 50g de cimento CP II F-32
- Peneira 200 (malha quadrada de 0,075mm)
- Balança de precisão de 0,01g
- Pincel médio de náilon
- Recipiente cerâmico para pesagem do material retido
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1. MASSA ESPECÍFICA DO CIMENTO (NM 23:2000)Inicialmente foi fornecido o frasco de Lê Chatelier com uma dada quantidade de querosene que, segundo a norma NM 23:2000, a leitura deve ficar entre 0 e 1cm³ (L0).
Com o auxílio de um funil e espátula, lançou-se cuidadosamente a amostra de cimento no interior do frasco, que estava apoiado em superfície plana e horizontal, de modo a evitar o acúmulo de resíduo nas paredes do vidro, o quecomprometeria a leitura final do ensaio. Em movimentos circulares, agitou-se o frasco para retirar possíveis bolhas de ar do material.
Por fim, após a decantação da amostra de cimento, realizou-se nova leitura (Lf).
Este procedimento foi realizado três vezes para determinação dos resultados (a norma pede que sejam realizadas pelo menos 2 ensaios).

4.2. MASSA UNITÁRIA DO CIMENTO

Em um primeiromomento, pesou-se o caixote vazio a fim de se obter a massa do mesmo. Com o auxílio da pá metálica lançam-se amostras do cimento no recipiente a uma altura em torno de 10 cm da borda superior deste. O lançamento foi realizado de forma a espalhar o material dentro do recipiente, uniformizando assim a compactação do mesmo.
Utilizando a régua, procedeu-se o nivelamento da superfície em relação às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MASSA ESPECÍFICA/ MASSA UNITÁRIA/ FINURA DO CIMENTO PORTLAND
  • Massa Específica e Massa Unitária
  • Massa Unitária e Massa Específica
  • massa especifica vs massa unitária
  • massa específica e unitaria aglomerantes
  • Massa unitária e especifica
  • Relatorio massa unitaria do cimento
  • massa unitaria e especifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!