MASSA ESPECÍFICA/ MASSA UNITÁRIA/ FINURA DO CIMENTO PORTLAND

1366 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS CIVIS

RELATÓRIO EXPERIMENTAL

Profa. MSc. Adriana Trigolo
Técnicos Laboratoristas André da Silva e Roberto Mendonça

2013

EQUIPE: B

MASSA ESPECÍFICA/ MASSA UNITÁRIA/ FINURA DO CIMENTO PORTLAND

OBJETIVO Deseja-se prescrever o método para determinação da massa específica, massa unitária e a finura do Cimento Portland, de especificação CP II – F – 32, por meios de ensaio laboratorial, como prescritos em normas ABNT.

INTRODUÇÃO
A experiência realizada tem como intuito determinar massa específica, massa unitária e a finura do cimento. A determinação da massa específica de uma substância experimental é muito simples, pois basta calcular a diferença de volume ocasionada quando esta estiver imersa em um líquido. O valor numérico da massa específica ou densidade, para que melhor se possa compreender, é como se determinasse o peso dessa substância. Se sua massa específica for maior do que a do liquído, cuja densidade é tomada como referência a localização desta substância numa proveta, por exemplo, será abaixo do liquído; sendo menor a massa específica, esta ficará na superfície.
Para determinação da massa unitária, denominada agregado em estado solto, ou seja, é necessário que se polvilhe o cimento dentro de um caixote, determinado pela ABNT com no mínimo 20L, para que assim, possa identificar a menor massa de uma unidade.
O ensaio de Finura é realizado pelo procedimento manual, utilizando uma peneira (n° 200), para a verificação da fração retida em porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões dos grãos são superiores a 0,075mm.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os cimentos que interessam no preparo do concreto são denominados de cimentos hidráulicos, por ter a propriedade de endurecer com a água. Estes possuem como constituintes principais os silicatos e aluminatos de cálcio e podem ser classificados de forma ampla, como

Relacionados