Massa At Mica

Páginas: 9 (2083 palavras) Publicado: 12 de março de 2015
Introdução

Em nosso trabalho falaremos sobre conceitos químicos relacionados a massa atômica, número ou constante de Avogadro, qual o seu conceito e como funciona o processo. Também falaremos sobre o conceito de mol, massa molar e volume molar, Molar ou Mol vem da palavra molécula, mas o que exatamente é uma molécula? É o conjunto de átomos que se ligam através de ligações químicas. E é sobreessas ligações que falaremos no nosso trabalho.

















Massa Atômica

A massa atômica do átomo é expressa em u. Indica quantas vezes a massa do átomo é maior que 1/12 da massa do átomo de carbono (A =12). Quando medimos uma grandeza, comparamos com outra como referência. Para medir a massa do nosso corpo utilizamos o quilograma (kg) como unidade padrão. Se a pessoa tem massa igual a 80kgsignifica que a sua massa é 80 vezes maior que a massa de 1 kg.
A Química, na prática, não se interessa em saber a massa de um átomo isolado, mas para a ciência, é importante saber a massa dos átomos comparados com a massa de outro átomo tomado como padrão. O carbono então foi o elemento que tem sua massa padronizada (A =12). 
A massa de um átomo é expressa empregando uma unidade muito pequenachamada unidade de massa atômica (u). Antigamente, usava-se a sigla u.m.a para esta unidade.
Uma unidade de massa atômica (u) é 1/12 da massa de um átomo de carbono (A=12). Isso equivale estabelecer o valor 12u como sendo a massa de um átomo de carbono (A=12).
Massa Atômica é a massa do átomo expressa em u. Indica quantas vezes a massa do átomo é maior que 1/12 da massa do átomo de carbono (A=12).Quando se afirmar que a massa de um elemento X é igual a 24u, significa que a sua massa é 24 vezes maior que a massa de 1/12 do átomo do carbono (A=12). Em outras palavras, a massa atômica do elemento X é duas vezes a massa atômica do carbono.
Tabela com alguns elementos químicos e seus números atômicos e massas atômicas:
ELEMENTO
SÍMBOLO
NÚMERO ATÔMICO
MASSA ATÔMICA
ENXOFRE
S
16
32,06
OXIGÊNIO
O
816,00
SÓDIO
Na
11
23,00
ALUMÍNIO
Al
13
26,98154
CÁLCIO
Ca
20
40,08
HÉLIO
He
2
4,00260
IODO
I
53
126,9045
COBRE
Cu
29
63,55

Constante de Avogadro


O número de Avogadro é uma constante adimensional (não possui unidade, logo não representa uma grandeza) que indica a quantidade de átomos de Carbono-12 que, juntos, representam 12g da substância – 1 mol de C-12. O nome da constante é uma homenagem aocientista Amedeo Avogadro.
Assim, 1 mols de quaisquer substâncias possuem obrigatoriamente NA entidades constituintes, incluindo-se os gases às mesmas condições de temperatura e pressão, ex.: se Nitrogênio e Oxigênio encontram-se à 1 atm num recipiente de 22,4 l e a 0°C (273,15 K), o número de moles (mols) de ambos será igual a 1. A partir daí, Avogadro conseguiu explicar como os gases secombinavam facilmente quando os respectivos volumes obedeciam a proporções simples entre si; além de, algum tempo depois, descobrir que os gases apresentam-se na Natureza em formas diatômicas.

A constante de Avogadro
Vários experimentos foram realizados em busca do número de Avogadro. No início do século XX o professor de físico-química da Universidade de Paris Jean Baptiste Perrin estimou a constante deAvogadro como um número entre 6,5 x 1023 e 7,2 x 1023. Como consequência recebeu o prêmio Nobel de física em 1926.
Com o aperfeiçoamento dos experimentos e dos métodos de cálculos, chegou-se ao seguinte valor: NA = 6,02214179x1023.
Número de Avogadro e a Massa Molar
Com o aparecimento do número de Avogadro foi possível a determinação mais precisa das massas molares de qualquer substância formadaa partir de elementos da tabela periódica. Para isso, utiliza-se a definição de UMA (Unidade de Massa Atômica), da constante de Avogadro e da massa atômica dos constituintes.
1 UMA ≈ 1,66x10-24g
NA ≈ 6,022x1023
Ex.: Calculemos o valor da massa molar do dióxido de carbono.
Sendo uma molécula de dióxido de carbono (CO2) constituída por dois átomos de Oxigênio e um átomo de Carbono, a massa molar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Nova Bomba At mica
  • bomba at mica
  • ESTRUTURA AT MICA texto
  • Estrutura At Mica
  • Absor o at mica
  • Lista Estrutura at mica
  • Teoria At Mica De Dalton
  • Estrutura At Mica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!