Mass mídia

Páginas: 10 (2458 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
1. Introdução

Este estudo traz uma reflexão sobre os conceitos de liberdade e opressão, onde as mensagens da mídia, editada e banalizada da televisão e Internet ocasionam a paralização das nossas sensibilidades, e diminui o nosso poder de reflexão e percepção.
Como há o controle das informações na sociedade, e como somos dominados pela tecnologia,vigiados por câmeras o tempo todo, sendocontrolados por um Estado ou por Maiores de outra classe.
O programa de televisão apresentado pelaRede Globo, com o nome “Big Brother“ traz toda a referência do romance, de Orwel, trazendo o conceito da “Novi língua” o duplipensar que corresponde ao conceito segundo o qual o indivíduo convive simultaneamente com duas crenças opostas e aceita ambas.
Tal qual a tele tela, as câmeras bidirecional quepermite tanto ver quanto ser visto.Quem já não leu a célebre frase “Sorria, você está sendo filmado”, encontrada em lojas, restaurantes, escritórios e outros estabelecimentos? Quem não foi pego nas câmeras e radares instalados nas praças e ruas da cidade, para registrar possíveis contraversões, onde as punições nos alcançam em forma de multas?
A fabricação da verdade pela mídia, e a ascensão equeda de ídolos de acordo com alguns interesses, adulterando a verdade.
Quantos buracos da memória (citados na obra de Orwel) devem existir na nossa sociedade atual? Anotar e lembrar podem ser mesmo muito perigosos.
A estória narrada no livro mostra a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo esteja semprecorreto no que faz.
A privacidade das pessoas é hoje um artigo cada vez mais raro e que, a cada dia que passa, fica mais difícil manter em segredo qualquer assunto por menor que seja, sendo que na maioria das vezes, são as próprias pessoas que fazem questão de expor suas vidas, seja em reality shows, em blogs que se tornaram verdadeiros diários abertos à bisbilhotice virtual; seja nas redes sociais ouaté mesmo por meio de webcams ligados dentro de casa exibindo cada minuto de suas existências e errônea a suposição de que não hás nada a se fazer.
A própria Internet, sem dono, com diversos pontos interligados e onde a informação trafega não por um comando central, pode nos trazer uma nova realidade, onde o aparato de comunicação não se torna unilateral, vendo, ouvindo e falando apenas o que oMinistério da Verdade quer, pois as informações podem vir de todas as direções.
O mundo interligado torna quase impossível enganar poucos durante algum tempo, o que dirá de muitos durante um longo período.O acesso ilimitado e rápido a todas as fontes de informação nos faz acreditar na ajuda para moldar uma sociedade baseada na transparência.
Caminhamos cada vez mais para uma sociedade que exigecoerência na execução das políticas baseadas em princípios humanitários e transparência na prestação de contas.
Neste trabalho, abordamos o contínuo controle dos Maiores, e as nuvens que se dissiparamcom o recente fenômeno JulienAssange, o australiano do Wikileaks que praticamente sozinho desafiou o maior império do planeta, pondo a nu as vísceras da sua correspondência diplomática.2. Desenvolvimento

A democracia exige que a sociedade, composta por indivíduos livres, seja forte e tenha capacidade de impedir que o Estado se torne inteiramente soberano sobre suas vidas.Sob esta afirmação, vivemosem uma democracia?
Após o regime Militar, definiu-se que no Brasil implantou-se a Democracia, pois, a partir de então, temos eleições, partidos políticos, divisão da Repúblicaem três poderes, liberdade de pensamento e expressão.Portanto, define-se o Brasil como uma Democracia, mas esta visão não exclui o autoritarismo social, muito presente em nosso país.
Nossa sociedade é hierárquica, entre inferiores que obedecem aos superiores. Além disso, temos um autoritarismo violento, baseado em racismo, machismo, discriminação religiosa, social, desigualdade econômica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Midia
  • Mídia
  • Midias
  • Midia
  • midia
  • Mídia
  • Mídia
  • Midia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!