Masp - metodologia de análise e solução de problemas

Páginas: 8 (1974 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
1- Introdução

O "Método de Análise e Solução de Problemas" constitui-se na utilização conjunta e sistematizada das ferramentas da qualidade. Apresenta-se como um eficiente e eficaz método científico de gerenciamento, por ser estruturado dentro de uma filosofia de trabalho que utiliza-se de evidências objetivas. Em outras palavras, baseia-se em ações orientadas por fatos e dados.Recurso aplicado em larga escala, a utilização do MASP contribui para uma melhor gestão, organização e controle dos processos produtivos de empresas dos mais diversos segmentos.

1.1 - O que é o MASP?
O MASP é a abreviatura de Método de Análise e Solução de Problemas. Trata-se de um roteiro estruturado para resolução de problemas complexos em empresas, relacionados a produtos, processos ouserviços.
[pic]
É um método que deriva do ciclo PDCA e que possui várias influências da metodologia científica, que é a forma que trabalham os cientistas para descoberta de soluções para todas as áreas do conhecimento humano.

O MASP se aplica a problemas complexos, problemas crônicos e problemas sistêmicos, como, por exemplo, aqueles em que a empresa já fez de tudo para tentar resolvê-los, mas nãoteve sucesso.

O MASP caracteriza-se pela racionalidade, objetividade e otimização, ou seja, é um método com caminhos lógicos e definidos, que prioriza dados e fatos em detrimento de opiniões e que procura o maior benefício ao menor esforço.

[pic]

[pic]
O MASP é uma denominação brasileira. Em outros países ele possui diversas configurações, variações e denominações, como QC-Story,Structured Problem Solving, 8D, Quality Improvement Process, etc.

O que justifica a existência e o uso do MASP na solução de problemas em empresas é o risco, a incerteza e o baixo nível de sucesso de outras abordagens, sobretudo a tentativa-erro, intuição e a experimentação. Essas abordagens funcionam bem para problemas simples e de baixa complexidade, mas falham em problemas complicados e difíceis decompreender. É nesse contexto que o MASP mostra sua utilidade.

No Brasil o MASP já é utilizado há décadas e foi introduzido com o movimento pela busca da melhoria da qualidade que se iniciou a partir dos anos 70. Foi provavelmente um dos poucos legados da Gestão da Qualidade Total que sobreviveu aos modismos, à reengenharia e às turbulências do mundo globalizado e competitivo. Trata-se,portanto, de um método universal e conquistou seu espaço no mundo empresarial e na vida dos profissionais que já se utilizaram dele.

1.4 - Relações PDCA / MASP
O método é uma sistematização do uso do ciclo do PDCA definido de forma mais clara quais etapas e ferramentas utilizar em cada fase.

O método subdivide o ciclo do PDCA em oito fases:

[pic]2 - As fases do MASP

2.1- Fase 1 – Identificação do Problema
Ao perceber um problema, a primeira ação de um gestor é planejar o ataque às causas do mesmo. Para isso a primeira fase é a Identificação do Problema. Nesta fase a equipe de ataque às causas do problema deve delimitar e enunciar muito bem o problema. Ao invés de usar ‘o equipamento quebra frequentemente’ tente utilizar ‘Aindisponibilidade do equipamento está acima de 25%’.
Na fase de identificação do problema é importante definir um indicador e também sua meta. Uma boa prática é, sempre que possível, desdobrar o indicador. Ao invés de pensar na indisponibilidade de um processo, tente pensar na indisponibilidade de cada equipamento. Desdobrar um grande problema em problemas pequenos é sempre uma boa idéia.
Evite pensar emcausas e em sintomas; tente apenas definir e delimitar bem o problema.

2.2 - Fase 2 – Observação
A segunda fase é a fase de Observação do problema. Nesta fase dados são coletados e entrevistas são realizadas para tentar obter o maior número de informações possível. Novamente, tente não levantar causas pois isso pode levar a conclusões precipitadas e bloquear alguma fonte de informações....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila MASP
  • MASP
  • Masp
  • MASP
  • Masp-método de análise e solução de problemas
  • Curso Metodologia de Análise e Solução de Problemas – MASP(exercicio realizado)
  • Aplicação do Método de Análise e Solução de Problema
  • MASP-metodo de solução de problemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!