MASP - Historia (por Jaqueline Bicudo)

1196 palavras 5 páginas
Pietro Maria e Lina Bo Bardi chegou ao Brasil em 1946 - trajetória de muita coragem, audácia e dedicação exemplar, o que atribuiu ao MASP vida, conteúdo, dimensão e prestigio internacional.
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo - proprietário dos Diários Associados, um império que chegou a reunir 34 jornais, 36 emissoras de radio, 18 estações de televisão, uma agencia de noticias, uma editora, incluindo a lendária revista O Cruzeiro, que entre os anos 1930 e 1960 foi a mais lida do Brasil, alcançando tiragens superiores a 700 mil exemplares semanais. Idéia e a estratégia - mas faltava o operador, alguém que tivesse o conhecimento técnico, olhar clinico e intimidade com o mundo das artes. Depois de conversar por alguns minutos com o historiador, crítico, jornalista e negociante de obras de arte italiana, percebeu que sua busca terminara: Bardi seria o diretor técnico do museu
São Paulo seria o lugar ideal - "Se é em São Paulo que esta o dinheiro do Brasil, então é pra lá que nós vamos", realmente a economia estava no momento de circulação do dinheiro do Café e oferecia melhores perspectivas.
Lina Bo foi contratada para executar as obras necessárias para criar o museu no primeiro andar da nova sede dos Diários Associados, no edifício Guilherme Guinle na Rua sete de Abril, nº 230, região central de São Paulo.
Professor Bardi - afastar o Museu da mera conservação e exposição das obras típicas dos museus clássicos brasileiros, queria aproximá-lo da efervescência dos centros culturais dedicados a educação pedagógica e didática, com a finalidade de capacitar apreciadores críticos das artes plásticas, pretendia promover exposições, cursos e oficinas, realizar palestras, concertos e outras atividades. Instituição viva e dinâmica, 2 de outubro de 1947 - inauguração do Museu de Arte de São Paulo - governador Adhemar barros, Ministro da Educação, Clemente Mariani - noticia somente teve destaque nos veículos da Rede Associados.
Chateaubriand decidia as

Relacionados

  • Tcc Engenharia de Produção
    11013 palavras | 45 páginas
  • contestação
    676588 palavras | 2707 páginas