MARX

Páginas: 4 (940 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
PARO, Victor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3.ed. São Paulo: ABDR, 2003.


Escrito por Paro, este livro é composto de sete ensaios que analisam cada um dos problemas queemperram a democratização da estrutura escolar, o Autor sugere uma forma para que se faça a redistribuição do poder e da autoridade dentro dos estabelecimentos de ensino e mostra por que só assim a escolapoderá se tornar um instrumento de controle democrático do Estado, a serviço da educação.

Trata de temas como a utopia da Gestão escolar democrática; a participação da comunidade na gestão; anatureza do trabalho pedagógico; o caráter político e administrativo das práticas cotidianas; a situação e as perspectivas da administração da educação brasileira, ao final propondo alguns fundamentos e umaproposta para a Gestão da Escola Pública.

Para o autor a escola pode ser instrumento proporcionador de uma transformação social, pois essa também seria infelizmente reprodutora de certa ideologiadominante. Logo o autor explica que “se queremos uma escola transformadora, precisamos transformar a escola que temos ai (p.10)”.
Paro afirma que a transformação dessa escola passa necessariamentepor sua apropriação por parte das camadas trabalhadoras. A transformação começando pelo papel do diretor, já melhoraria o papel da escola que a seu ver teria “a necessidade de a escola organizar-sedemocraticamente com vistas a objetivos transformadores (quer dizer: objetivos articulados aos interesses dos trabalhadores.
Segundo o autor falar em gestão democrática significa referir-se aparticipação da população em tal processo. Informa que a Gestão Democrática enfrenta muitos obstáculos, principalmente o de servir aos interesses dos grupos minoritários que dominam o poder econômico e políticona sociedade. Coloca que:

A escola estatal só será verdadeiramente pública no momento em que a população escolarizável tiver acesso geral e indiferenciado a uma boa educação escolar. E isso só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx
  • marx
  • marx
  • Marx
  • Marx
  • Marx
  • Marx
  • Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!