marx

Páginas: 2 (386 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Karl Marx nasceu em 05 de maio de 1818, estudou Direito, Filosofia e História.
Sua posição política segundo referência
“Com uma posição política que se identificava cada vez mais com a esquerdarepublicana, Marx em 1841 apresentou sua tese de doutorado, em que analisava, na perspectiva hegeliana, as diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e de Epicuro. Nesse mesmo ano concebeu aidéia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com o idealismo de Hegel. Passou a colaborar no jornal Rheinische Zeitung, de Colônia, cuja direção assumiu em 1842. No anoseguinte, Marx casou-se com Jenny von Westphalen e, logo após, sua publicação foi fechada.”(BRASIL ESCOLA)
Após isso foi para Paris, onde conheceu o comunismo, porém foi expulso em 1845 e mudou-se paraBruxelas, onde iniciou uma amizade com Friedrich Engels. Com a ajuda deste novo amigo juntos escreveram:
-A sagrada família,1845;
- A ideologia alemã1845-1846, publicada em 1926;
-Manifestocomunista, 1848.
Onde em “Manifesto Comunista”, pode-se encontrar a famosa frase em apelo a revolução “Proletários de todos os países, uni-vos!” (MARX, KARL. 1848).
Após a sua participação no movimentorevolucionário da Alemanha, voltou para Londres, onde viveu com ajuda de Engels para sustentar sua família.
Ainda escreveu em 1852 escreveu “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”, em 1859 “Contribuição àcrítica da economia política” e em 1867 “O Capital”, sua obra mais importante, onde faz uma reflexão profunda sobre o sistema capitalista.
Sobre seu retorno a política, segundo referencia:
“Marx voltouà atividade política em 1864, quando participou da fundação da Associação Internacional de Trabalhadores. Como líder e principal inspirador dessa Primeira Internacional, sua presença se reafirmou em1871, por ocasião da segunda Comuna de Paris, movimento revolucionário de que a associação participou ativamente e em que pereceram mais de vinte mil revoltosos. 
As divergências do anarquista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx
  • marx
  • marx
  • MARX
  • Marx
  • Marx
  • Marx
  • Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!