Marx e engels. o manifesto do partido comunista-iii literatura socialista e comunista.são paulo: martin claret , 200

487 palavras 2 páginas
MARX e ENGELS. O manifesto do partido comunista-III literatura socialista e comunista.São Paulo:Martin Claret ,2001(não consta paginas)

III-LITERATURA SOCIALISTA E COMUNISTA

1-O SOCIALISMO REACIONARIO
A-O SOCIALISMO FEUDAL
O socialismo feudal consiste numa aristocracia feudal decadente que se une com o socialismo cristão e agitação da classe proletária tendo como bandeira sacola de mendigo. Possuem como objetivo derrubar a burguesia em ascensão e restaurar o antigo regime, mas o proletariado ao saber dos seus reais brasões feudais acabava por se dispersar.
No entanto esqueciam que a burguesia moderna foi fruto necessário da sua ordem social e que a volta ao seu regime não é mais possível dentro da nova sociedade burguesa.

B- O SOCIALISMO PEQUENO-BURGUÊS
A burguesia municipal medieval e o pequeno campesinato foram os precursores da burguesia moderna, mas ao mesmo tempo em que formará a burguesia moderna seus membros eram constantemente atirados pela concorrência ao proletariado, devido ao grande desenvolvimento industrial.
Desta forma o socialismo pequeno-burguês tecia uma critica a nova sociedade expondo todas as contradições das modernas relações de produção e seus efeitos destrutivos, mas ao mesmo tempo não desejava um novo modelo, mas retornar ou restabelecer o antigo regime.

C- O SOCIALISMO ALEMÃO OU VERDADEIRO A literatura socialista e comunista foi introduzida na Alemanha quando a burguesia iniciava sua luta contra o absolutismo feudal. Porém esta literatura foi importada da França, que acabou por perder seu conteúdo pratico assumindo um caráter literário, pois não estava totalmente introduzida a realidade local dando-se a eles o nome de socialismo verdadeiro.
O socialismo verdadeiro não buscava o interesse no proletariado, buscava a essência humana, o homem em geral, o mesmo servia aos interesses da pequena burguesia, lutando contra a monarquia absolutista e a burguesia alemã e contrapondo-se ao liberalismo.

2-O SOCIALISMO

Relacionados